Aplicativos de videoconferência, como o Skype, são ótimos para tornar as conversas virtuais com amigos mais pessoais. Mas, apesar de todos os seus benefícios, as chamadas de vídeo têm um grande problema: a falta do famoso olho no olho.
Sempre que estamos usando um aplicativo de videoconferência, nossos olhos tendem a se concentrar na pessoa com quem você está falando. Porém, geralmente a webcam fica acima da tela do computador, o que dá a sensação de que a pessoa está sempre olhando para cima em vez de olhar nos olhos da pessoa do outro lado do monitor.
Uma nova tecnologia criada no Laboratório de Computação Gráfica do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, e divulgada pela Phys.org, tenta corrigir esse problema com um software capaz de reconhecer e girar o rosto das pessoas em chamadas de vídeo para fazer com que pareça que elas estão olhando para a câmera.
Software permite contato visual durante videoconferência (Imagem: Instituto Federal de Tecnologia de Zurique)
Os resultados são surpreendentes. "Queremos fazer uma videoconferência ser o mais semelhante possível a um encontro real", disse Claudia Kuster, estudante de doutorado no Instituto onde foi desenvolvida a tecnologia.
Por enquanto, a novidade só está disponível para grandes empresas e, no formato atual do software, as webcams têm que estar equipadas com sensores de profundidade para que ele funcione. A maioria dos dispositivos disponíveis no mercado atualmente não possuem esse tipo de sensor, em parte devido ao custo elevado. Eventualmente, a equipe que criou o software deseja adaptar a tecnologia, a fim de que ela também possa ser usada com webcams padrão.
Fonte: http://canaltech.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário