A Claro foi a única operadora de celular a atingir a meta estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre a rede de dados móvel, segundo indicou a quinta Avaliação Trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal.
Em uma avaliação feita nos meses de agosto, setembro e outubro de 2013, as demais operadoras falharam em atingir a taxa de acesso a rede de dados de 98% das tentativas feitas pelos usuários. A Claro, que foi a única a passar no teste, ficou com 98,53%, contra 96,87% da Vivo, 94,56% da TIM e 93,91% da Oi.
Os resultados, porém, se diferenciam ao considerar as tecnologias 2G e 3G. Com exceção da Oi, todas as outras operadoras atingiram a meta quando a velocidade é 3G, pois há mais investimentos na área, segundo informou o site O Globo.
As operadoras de celular passaram a ter seus serviços avaliados mais precisamente após uma série de queixas relacionadas à interrupção indevida de ligações e má qualidade de atendimento feitas pelos usuários no ano passado. Na ocasião, o volume de reclamações levou a Anatel a suspender a venda de chips das empresas pelo Brasil entre 23 de julho e 3 de agosto - TIM (19 estados), Oi (cinco estados) e Claro (três estados).
De acordo com o relatório, as reclamações feitas na central de atendimento da Anatel foram divididas em duas categorias: pré e pós-pago.
Os clientes dos serviços pós-pago somaram 79.140 reclamações em julho, sendo que a cobrança representou 49%; o bloqueio, 5%; rede, 5%; atendimento; 5%; habilitação, 5%; planos de serviço, 6%; cancelamento, 6%; serviços adicionais, 10%; inclusão SPC/Serasa, 2% e outros, 8%.
Já os consumidores de pré-pago fizeram 37.642 queixas por conta de cobrança (26%), promoções (10%), serviços adicionais (13%), cartão pré-pago (13%), rede (11%), atendimento (5%), área de cobertura (3%), habilitação (5%), bloqueio (3%) e outros (10%).
FONTE: http://canaltech.com.br/
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