Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O que são Bitcoins? Entenda como funciona o sistema da popular moeda virtual

Você sabe o que é Bitcoin? Bem, para uma rápida explicação, ela é uma moeda virtual (ou criptomoeda) que serve para adquirir produtos virtuais em algumas lojas. Mesmo sendo uma moeda totalmente online (desde a sua geração até o armazenamento), ela tem um grande valor no mercado, chegando a valer US$ 700,00 cada Bitcoin.
Por não existir fisicamente, o seu armazenamento é feito por vários servidores ao redor do mundo para criptografar cada Bitcoin e também registrar as transações. Para separar as suas Bitcoins das que pertencem as outras pessoas nessa imensa rede, você utiliza uma wallet (em inglês, carteira).
A sua wallet é composta, em sua forma mais simples, por dois números, que ajudam a identificar a quantidade de Bitcoins da sua carteira, sua origem e outras características (como quando foi gerada). Esses dois números podem estar armazenados em programas, dispositivos portáteis (pendrives, HDs etc.) e até mesmo em papel impresso.

Atenção especial na Campus Party

A Bitcoin existe faz alguns anos (desde 2009), mas foi no final de 2013 que ela começou a chamar atenção, principalmente após a sua valorização, fazendo com que mais pessoas se interessassem por essas criptomoedas.
Por ser uma das maiores feiras de tecnologia – se não a maior –, a Campus Party sempre mostra novidades em relação a novas tecnologias e a Bitcoin não poderia ficar de fora. Nesse ano (2014), foi apresentado o primeiro caixa eletrônico para compra e venda rápida de Bitcoins da América do Sul, feita pela Lamassu.

Imagem do caixa eletrônico da Lamassu
Essa máquina funciona de forma simples: você vai ter que colocar no leitor o QR code com o endereço de sua wallet e, em seguida, inserir as notas para que a transferência seja feita diretamente para a sua carteira. É importante lembrar que será cobrada uma taxa de 2,5% por cada transação feita nesse caixa eletrônico.
Após a Campus Party, o aparelho deve ser instalado em algum ponto dos centros financeiros de São Paulo, como a Faria Lima, Paulista ou Berrini.

Comércios que aceitam Bitcoins

No exterior, já existem muitas lojas que estão começando a aceitar Bitcoin como forma de pagamento, com direito a lanchonetes, cassinos, floriculturas e até sites de jogos.
No Brasil, ainda são poucas lojas que aceitam esse método de pagamento, o que torna essa moeda útil apenas para quem faz compras em lojas do exterior.

Guarde suas Bitcoins ou gaste com alguns produtos do exterior

Quer começar a investir?

Se você pensa em começar a fazer transações e adquirir suas próprias Bitcoins, alguns programas e aplicativos podem ser muito úteis para ajudar no gerenciamento de suas moedas. A seguir separamos uma lista especial para você!

Bitcoin

Essa é a ferramenta essencial para que você realize as primeiras transações. Ela é simples de se utilizar e tem uma interface autoexplicativa, que facilita para que os usuários menos acostumados utilizem sem problema esse programa.

Imagem do Bitcoin no sistema Mac
Esse programa é open source (código aberto), o que significa que seu código pode ser visto por qualquer usuário. Além disso, ele está disponível para as três principais plataformas (Windows, Mac e Linux). Você pode encontrar o link para cada plataforma a seguir:

Bitcoin Wallet

Esse aplicativo permite que você gerencie e armazene as suas moedas diretamente em seu aparelho Android, tudo isso em uma interface simples, com todas as informações acessíveis em sua tela inicial, ou mesmo, pelo Widget que ele disponibiliza.


GUIMiner

Esse programa consegue minerar algumas Bitcoins para você de forma gratuita. Mas para que isso seja possível, você precisa ter uma máquina com uma boa placa gráfica, pois você precisa rodar uma grande quantidade de comandos que vão resultar em Mhash/s gerados, aumentando a chance de obter as Bitcoins.

GUIMiner em execução!

Mercado Bitcoin

Oferece uma boa noção do mercado de Bitcoins, como o seu valor e sua cotação em outras moedas. Além disso, ele oferece uma tabela com um histórico em tempo real de vendas e compras de Bitcoins.

O que achou da matéria?

Você gostou da matéria ou ainda ficou alguma dúvida no ar? Qualquer que seja a sua reação, deixe a sua opinião/dúvida nos comentários (logo abaixo da matéria), pois o seu feedback é muito importante!


Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...