Uma das primeiras palestras da Campus Party 2014 foi "Como ficar rico com Software Livre", contando com a presença de ninguém menos do que John "Maddog" Hall, presidente da Linux International. Ele costuma marcar presença em todas as edições da Campus Party e ser bastante aberto a perguntas, mas esse ano ele escolheu falar sobre um tema comum e muitas vezes mal compreendido sobre software livre.
O foco foi destacar que o fato do GNU/Linux, VLC, Gimp e uma série de outros softwares serem abertos e gratuitos não significa que não há como lucrar em cima deles. Segundo Maddog, mais de 80% dos programas não são desenvolvidos por grandes empresas como Microsoft, IBM e Oracle, mas por desenvolvedores independentes e pequenas/médias empresas, onde está uma boa parte do mercado bilionário de software mundial.
Foto: Pedro Cipoli/Canaltech
Como ganhar dinheiro com software livre? Através de serviços, basicamente. Por exemplo, se você é um programador, pode modificar um código para deixá-lo melhor e cobrar pela instalação, manutenção e assistência técnica de seus clientes. É possível dar aulas em escolas especializadas, trabalhar com marketing técnico e mais uma série de funções, focando em serviços, não em venda de softwares pré-fabricados.
Foto: Pedro Cipoli/Canaltech
As possibilidades são inúmeras. Maddog citou até cobrar por pela instalação e manutenção de computadores com Linux para usuários finais. Muitos não sabem instalar o Linux e acabam usando o Windows por não terem outra opção. Por que não oferecer esse serviço? Mas bem, é preciso um conhecimento técnico bastante sólido e abrangente para ganhar dinheiro com essas coisas, certo? Não necessariamente.
Foto: Pedro Cipoli/Canaltech
Gostar de computadores é algo restrito a uma parcela bastante reduzida da população em geral. Coisas como atualizar a máquina, reforçar a segurança com um antivírus, instalar um sistema operacional ou mesmo configurar uma impressora são uma tarefa difícil para a maioria das pessoas. Pode parecer simples para quem costuma usar um computador todos os dias, mas esse público, que inclui você que está lendo esse artigo, é uma pequena parte do público em geral.
Foto: Pedro Cipoli/Canaltech
Maddog dá algumas dicas de como se estruturar melhor com 5 dicas:
- Não faça sozinho. Mais pessoas ajudam não só com trabalho, mas também com ideias;
- Estude o modelo de negócios de empresas que trabalham com software livre, como IBM e Red Hat, para ter uma boa ideia de como lucrar com determinado serviço;
- Volume de vendas não é apenas um detalhe... é O detalhe;
- Faça propaganda. Um bom empreendimento que ninguém conhece está condenado ao fracasso;
- Converse com quem entende do assunto, como professores, para ver o que pode ser melhorado.
Essas não são informações novas, mas é muito bom ver alguém com excelente reputação internacional relembrando que é possível ganhar dinheiro com software livre. Maddog também falou um pouco sobre hardware livre, como o Raspberry Pi e o Arduino, e mostrou alguns exemplos de experimentos que não só deram certo como também estão sendo vendidos em larga escala, sendo basicamente soluções de automação customizadas.
Foto: Pedro Cipoli/Canaltech
No final da apresentação, Maddog contou sobre o seu já conhecido projeto Cauã, que conta com empreendedores individuais responsáveis pela instalação de uma central de mídia doméstica totalmente livre (Raspberry Pi + XBMC) e ficará disponível para conversar com interessados nos próximos dias do evento.
[ Fonte: http://canaltech.com.br ]
####################################################
Confira
Agora Nossas Redes Sociais:
####################################################
Nenhum comentário:
Postar um comentário