No fim do ano passado, o The Information afirmou que a Sony estava estudando a possibilidade de lançar um aparelho com Windows Phone em meados de 2014. Nesta sexta-feira (10), a empresa confirmou ao TechRadar que está conversando com alguns parceiros, incluindo a Microsoft, para não depender apenas de um sistema operacional móvel. Hoje, a Sony produz apenas smartphones com Android.
Quem soltou a declaração foi Pierre Perron, chefe da divisão europeia da Sony Mobile, durante a CES 2014. Ele diz que a Sony não quer ser uma empresa de um sistema operacional só e afirma que está conversando com outros parceiros para aumentar a variedade de produtos da fabricante. No entanto, o executivo não deu uma previsão de quando (e se) o Windows Phone da Sony chegará ao mercado.
O que não está claro são os planos da Sony para fazer sucesso no mercado de Windows Phones. Embora outros fabricantes, como HTC, Huawei e Samsung, produzam aparelhos com Windows Phone, a Nokia é a empresa que domina o mercado de longe: em 2013, 92,1% dos aparelhos vendidos com o sistema operacional da Microsoft eram da finlandesa, de acordo com as estimativas do AdDuplex.
A liderança absoluta da Nokia é compreensível, afinal, é a empresa que mais se dedica ao Windows Phone; as outras têm o Android como principal. Além disso, a empresa lança periodicamente aplicativos exclusivos e atualizações que adicionam recursos além dos que a Microsoft desenvolve. Essa relação com a Microsoft deve ficar ainda mais profunda agora que a Nokia é uma empresa da Microsoft. Resta saber se a Sony terá a mesma sorte.
A Sony se dedicou exclusivamente ao Android nos últimos quatro anos. Um dos últimos smartphones da empresa com Windows era o Sony Ericsson Xperia X1, que vinha com Windows Mobile 6.1 e foi lançado no Brasil em 2008 pela Claro por R$ 2.999 (!!!). A empresa mostrou alguns protótipos com Windows Phone 7, mas eles nunca chegaram ao mercado.
Fonte: http://tecnoblog.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário