O sinal da televisão analógica só será desligado quando toda a população brasileira tiver acesso ao receptor de sinal digital. É o que garante Patrícia Ávila, secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações.
Patrícia participou de uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática sobre o cronograma de transição da TV analógica para a TV digital. Segundo o site JusBrasil, o governo quer ter certeza de que 100% dos brasileiros tenham recepção ao sinal digital antes de encerrar o analógico.
A secretária afirma que 69% dos usuários brasileiros já possuem televisores com sinal digital, e que a capacidade de produção da indústria é de mais de 10 milhões de novos aparelhos em um período de seis meses. "Se houver demanda, as empresas conseguem atendê-la", disse. No entanto, o engenheiro de Comunicações da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), André Felipe Trindade, destaca que 80% das casas no país ainda têm TV de tubo e 59% da população não sabe o que é TV digital.
Patrícia explica que o governo está estudando formas para levar a tecnologia a todas as residências do Brasil. Para isso, leva em conta os seguintes modelos de aquisição:
- Subsídio em crédito;
- Subsídio à produção de set-top box (conversor para sinal digital) de baixo custo;
- Distribuição de conversores para a população, como já acontece no México e Japão;
- Distribuição de cupom para uso na compra de televisores ou conversores, como é feito nos EUA.
Companhias e emissoras de TV brasileiras cobram que o governo defina o quanto antes uma política de subsídio para permitir a compra de TVs ou receptores digitais por toda a população. Além disso, defendem um plano de comunicação para explicar aos brasileiros sobre a transição e o que é, de fato, o sinal digital.
Os planos para o desligamento do sinal analógico no Brasil começaram em 2006, quando o ministério aprovou um decreto que previa o fim do serviço até junho de 2016. Contudo, o governo voltou atrás e formalizou que a desativação deverá ocorrer a partir de 1º de janeiro 2015 – primeiro nas regiões metropolitanas e depois nas cidades do interior e locais mais afastados. Todos os municípios devem ser adaptados até dezembro de 2018.
Fonte: http://canaltech.com.br/.
====================================================================
Você já se inscreveu em nosso canal do YouTube? Se ainda não, se
inscreve AGORA:
E a nossa Página no Facebook, você já curtiu? Se não, curta AGORA:
Você recebe notificações do nosso grupo no Facebook? Se ainda não ,
participe e receba:
E se você quiser pode ta baixando nosso App para Celular Android,
IOS, e Java aqui:
====================================================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário