Na semana passada, o mundo soube que o Winamp teve o seu fim decretado, mas este clássico player viverá para sempre em nossos corações. Ou não: pouco tempo depois do anúncio, desenvolvedores que se declaram fãs do programa criaram uma petição online para que a sua atual dona, a AOL, o transforme em um software de código-fonte aberto.
Os motivos que levaram a companhia a acabar com uma ferramenta que possui mais de 15 anos de história não ficaram claros, mas podemos deduzir facilmente que, dado o surgimento de players mais adequados ao segmento móvel e à proliferação de serviços de streaming, não valia mais a pena manter o Winamp.
Se o problema é falta de perspectiva, por que não liberar o código-fonte do programa para comunidades dispostas a mantê-lo voluntariamente, tal como a Oracle o fez ao entregar o OpenOffice.org à Apache Foundation (embora a suíte já tivesse código aberto), por exemplo?
Esta é a proposta da petição: se as assinaturas não servirem para que AOL mude de ideia ou se esforce para encontrar um comprador, que ao menos a convença a repassar o Winamp para os usuários mais assíduos – aparentemente, a única parte que ainda se interessa por ele.
Caso queira apoiar a ideia, basta preencher o formulário desta página no Chance.org (requer apenas nome, sobrenome, e-mail e cidade). Até o momento da publicação deste post, mais de 25 mil assinaturas já haviam sido obtidas.
Se dará certo? É pouco provável, uma vez que a AOL toma decisões com base em seus próprios interesses (assim como qualquer outra companhia), mas não custa tentar, né?
Mais detalhes da campanha estão no site Save Winamp.
Fonte: http://tecnoblog.net/
Nenhum comentário:
Postar um comentário