Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

#Presidente da Microsoft acusa Google de monopólio



Esquentou o clima entre os executivos de tecnologia esta semana. Depois de Tim Cook alfinetar a Nokia dizendo que a falta de inovação a 'matou', foi a vez de Steve Ballmer polemizar. Em uma apresentação financeira na Microsoft, o presidente-executivo - que está em vias de se aposentar - acusou o Google de monopólio e recomendou às autoridades que intervenham por mais concorrência na internet.

A acusação remete ao mercado de buscas, em que o Google domina pelo menos 80% em escala global. O assunto veio à tona porque Ballmer discutia com os analistas alternativas para tornar o Bing um serviço de buscas rentável. "Ouso dizer que eles ( o Google) têm um incrível monopólio contra o qual nós somos os únicos a competir", afirmou. 

Nos Estados Unidos, o Bing ocupa a segunda posição entre os buscadores com 18% de participação, mas ainda está longe do Google, dono de 67% do mercado. O crescimento da ferramenta tem sido lento no mercado norte-americano, especialmente por causa do avanço do Yahoo! e -- por incrível que pareça -- da AOL. Por isso a Microsoft reformulou o logotipo e revelou novas ferramentas na tentativa de atrair mais público.

Para Ballmer, a rentabilização do serviço passa pela necessidade de aumentar o volume de anúncios. "Se nós temos a mesma qualidade de algoritmos, mas uma escala muito menor de publicidade nas buscas, nossa receita por cada resultado será menor, o que significa que o Google terá mais dinheiro para bancar a distribuição nos dispositivos da Samsung ou da Apple", detalhou. "Eu realmente acho que as práticas de anticoncorrência são dignas de discussão com as autoridades", arrematou o presidente da companhia de software. 

Campanha
Recentemente, a Microsoft se uniu a Nokia, Oracle e demais empresas na adesão ao Fair Search, iniciativa que defende mais competição na internet. Um dos principais objetivos do grupo é forçar o Google a alterar a forma como os resultados são exibidos diante das suspeitas de que a companhia favoreça seus próprios produtos.

Embora acuse o Google de monopólio, a própria Microsoft também já esteve na berlinda por práticas de anticoncorrência. Em março último, a companhia foi multada em R$ 1,4 bilhão pela União Europeia por descumprir o acordo antitruste envolvendo o Internet Explorer por prejudicar outros navegadores.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...