Segundo os últimos rumores sobre o Nexus 5, o próximo smartphone do Google que será fabricado pela LG, tudo indica que ele terá uma câmera de 8 megapixels, o que não parece nada de mais. Mas essa câmera pode ser mais impressionante do que imaginamos a princípio, com a tecnologia MEMS.
A informação surgiu de alguns logs do aparelho, em que é mencionado um componente referenciado como imx179. Basta uma busca rápida no Google para ver que o imx179 é justamente a câmera MEMS que falamos, fabricada pela Digital Optics.
Sendo assim, já sabemos que a câmera do Nexus 5 terá 8 megapixels, abertura f/2.4, sensor de 1/3.2 e tecnologia MEMS.
A tecnologia MEMS permite realizar um foco 7 vezes mais rápido que as câmeras atuais e tirar fotos em sequência bem rapidamente. O mais legal sobre isso é que, por tirar essas fotos tão rapidamente, essa sucessão de imagens permitirá que, se o objeto não estiver se movendo rápido demais, você realize o foco na imagem depois de tirá-la, e não antes. De certa forma, funciona como as famosas câmeras Lytro.
Tudo isso é possível graças a uma tecnologia que utiliza apenas uma peça que se move eletrostaticamente para focalizar a foto. A tecnologia atual (Voice Coil Motors) depende de diversos componentes móveis deslocados por magnetismo que causam imperfeição e falta de precisão.
Além das melhorias nas fotos em si, a nova tecnologia é extremamente eficaz quando o assunto é consumo de energia. Uma lente MEMS funciona com apenas 1 mW, quantidade centenas de vezes menor do que a de lentes VCM.
Então, se os rumores se confirmarem, o Nexus 5 será o primeiro smartphone do mundo com tecnologia MEMS e, consequentemente, aquele que tira fotos mais rapidamente.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário