Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

IFA 2013: Sony ou Samsung, quem leva a melhor na nova batalha por smartwatches?

Sony SW2

Samsung Galaxy Gear ou Sony SmartWatch 2 (SW2), qual dos dois relógios inteligentes das gigantes da tecnologia leva a melhor quando colocados lado a lado? Aproveitamos a chance de brincar com os dois aqui na IFA 2013 para fazer uma comparação preliminar entre os dispositivos. Ambos têm seus pontos positivos, negativos e focos diferentes, mas quem será que leva a melhor? Só lembrando: ainda não tivemos a chance de fazer o comparativo com calma, então algumas informações podem acabar ficando de fora.

Partindo do design, o Sony SW2 é uma peça muito bem acabada. O desenho simples, fino e não muito diferente do antecessor do gadget agrada aos olhos e ao pulso, já que a pulseira do relógio, fabricada em silicone, é flexível e confortável no braço - ao contrário da pulseira da Samsung, que é um pouco dura. A Sony também leva a vantagem de permitir a troca da pulseira - coisa que o smartwatch da Samsung não oferece. O relógio da sul-coreana virá em seis cores diferentes, focadas em públicos e estilos de vida variados. Já a Sony ainda não anunciou as cores, mas é bem possível que elas também sejam variadas. Isso porque a versão anterior deles já oferecia algumas opções.

O corpo do relógio, em alumínio, mede pouco mais de 4 x 4 cm e apenas 8 mm de espessura. O dispositivo também é bem leve, pesa 22 gramas. A abordagem da Samsung no seu relógio, o primeiro do tipo da marca, já é mais imponente. O gadget é um pouco menor na altura, mas é mais largo e mais gordinho. Pode parecer pouca coisa, mas no pulso é possível sentir a diferença clara entre ambos. O Galaxy Gear também é mais pesado, 62 gramas. Não que o Gear seja incômodo de usar - pelo contrário, usá-lo no braço não atrapalha em nada. Mas não há como negar que o dispositivo da sul-coreana é o mais encorpado. E apesar da pulseira de borracha, que perde um pouco no conforto em relação à da Sony, o gadget também descansa bem no braço
Por se um pouco maior, o Galaxy Gear leva vantagem na hora da interação com o display de 1,63 polegada, contra 1,6 polegada do SW2. O Gear também apresenta uma resolução melhor, com 320 x 320 pixels em sua tela OLED, contra 220 x 170 pixels da Sony. A diferença não está só nos números, o display é bem mais vívido e com maior contraste do que o SW2. Mas a Sony ganha em um aspecto: seu display LCD é coberto com uma capa transflectiva, que torna bem mais fácil ver o conteúdo se você estiver sob Sol forte.
O da Sony não tem microfone, então suas funções de ligação se limitam a responder uma chamada por mensagens pré-escritas ou atendê-la usando um headset bluetooth. Outra coisa legal: assim como o smartphone Xperia Z1, o dispositivo também é à prova d'água - o Galaxy Gear aguenta espirradas de água, mas não imersão total.
Uma outra diferença legal  em relação ao Gear é que o device da Sony tem compatibilidade com vários dispositivos Android e não restringe o usuário apenas à empresa. A Samsung já está imitando a Apple nesse sentido e o relógio dela só conversa com produtos da própria marca.
gadget da sul-coreana também traz sua própria câmera de 1,9 megapixel localizada na pulseira, virada para fora de quem usar o relógio no braço esquerdo. Além de fotos, o Gear captura vídeos em HD (720p). Para esses usos a interface é bem simples e basta alguns toques para tirar fotos. Já o da Sony não oferece o recurso da câmera.

Na interface, os dois encontram alguns problemas. Do lado do Gear estão menus bonitos e apps bem acabados, mas muitas vezes confusos e difíceis de navegar. Já o SW2 sofre com uma interface já datada e simplória. Claro, muitos usuários podem preferir o estilo da Sony, mas quando comparado ao Gear, a sensação é de colocar algo elegante de um filme de sci-fi ao lado de uma tecnologia retrô.
Internamente, os relógios também são bem diferentes. O Sony SmartWatch 2 carrega uma bateria que, segundo a empresa, pode durar até quatro dias com uma só carga. O Gear, por outro lado, tem previsão de 24 horas de funcionamento com uma única carga.  Particularmente, acreditamos que as previsões de baterias das duas empresas devem ser avaliadas sempre com cuidado. Com uso constante, a tela de OLED deve sugar rapidamente a bateria de 315 mAh do Gear. Não há informações sobre a capacidade de bateria do SW2.
Mesmo com um ao lado do outro, a decisão final ainda é muito difícil de ser feita. Cada um dos smartwatches das gigantes Sony e Samsung possuem suas próprias características marcantes e podem apelar a públicos diferentes. O Galaxy Gear aparece como a solução mais tecnológica, com design bem acabado, display avançado e um preço de US$ 299, com disponibilidade a partir de setembro.
A Sony, por outro lado, apresenta na segunda geração do SW um produto mais compacto e durável, mas mais simples, com interface parecida com o anterior. Por US$ 179 e disponibilidade a partir de outubro, o produto se volta para um público que procura mais eficiência de um dispositivo que não vai apresentar problema quando exposto em situações ao ar livre. A pergunta que fica é: com cada vez mais relógios inteligentes de qualidade disponíveis no mercado, será que a moda vai pegar entre usuários finais?


Fonte: http://canaltech.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...