*Em Berlim, Alemanha.
Pouco utilizados e comercializados no Brasil, os computadores do tipo All-in-One (AIO) são considerados uma evolução do padrão desktop e uma boa opção para quem ainda não se acostumou com notebooks no dia-a-dia. Diferente dos desktops tradicionais, o AIO traz todo o conteúdo de hardware dentro de uma única peça, que funciona também como o monitor de vídeo. Plugue um mouse e teclado wireless e voilà: você tem um PC completo sem a confusão de fios que costumam acompanhar os desktop padrão.
Mas uma das novidades que chamou a atenção do público aqui na IFA, em Berlim, é o novo AIO Acer DA241HL, carregado com o sistema operacional móvel Android 4.2 (Jelly Bean). Esta não é a primeira vez que o Android aparece em um PC, mas a ideia de um desktop carregando o OS móvel ainda não é muito bem difundida.
O display Full HD (1080p) de 24 polegadas aparenta um monitor comum de computador em cor preta e sem nenhum design surpreendente. Com a tela sensível ao toque, a sensação de operar o dispositivo é a mesma de utilizar um tabletão: você terá homescreens customizáveis, menu de aplicativos e todas as outras funções básicas de um dispositivo Android na ponta do dedo. Não foi possível utilizar o dispositivo com mouse e teclado durante o evento.
Jogar games para o Android ou assistir vídeos na internet, usabilidades clássicas de um tablet, ficam muito bem na tela do dispositivo. De acordo com a empresa, são mais de 700 mil apps disponíveis no Google Play que podem ser utilizados no DA241HL. A única dúvida que fica é se todos eles ficarão realmente bem na tela, já que a grande maioria é projetada para displays pequenos, não um monitor de 24 polegadas. Nos aplicativos pré-instalados na máquina disponível para hands-on, todos se encaixaram bem na dimensão da tela. Mas talvez a Acer tenha feito uma seleção prévia para que as pessoas não vissem os problemas dos apps comuns.
Ainda assim, há uma sensação estranha em utilizar o dispositivo. No navegador, por exemplo, todo o conteúdo dos sites fica gigante, já que a programação envia, por padrão, os dados do site móvel para os dispositivos que rodam Android – e eles têm uma tela bem menor. Talvez uma alternativa melhor para a empresa teria sido investir no Chrome OS.
Outra preocupação é com o hardware do dispositivo: o AIO carrega um processador de quatro núcleos Nvidia Tegra 3, normalmente encontrado dentro de tablets. No nosso hands-on, todos os menus e operações básicas foram bem suaves, mas um uso um pouco mais pesado pode encontrar problemas para lidar com a resolução de 1980 x 1080 pixels do display.
Mas o Acer DA241HL não se resume a um tablet que tomou esteroides: é possível utilizar o dispositivo como um simples monitor, através de uma conexão HDMI ou USB a uma CPU com Windows 8, por exemplo. A tela sensível ao toque continua ativa nesse modo.
Você também pode conectar o dispositivo a um smartphone Android e sincronizar conteúdo de vídeo, TV e games na tela maior. Também é possível criar até cinco perfis diferentes de usuário para o AIO.
Outra das funções legais do aparelho é que o ângulo pode ser ajustado de 75 até 20 graus, o que deixa o dispositivo basicamente deitado sobre a mesa. Segundo a Acer, a ideia é que o AIO possa ser visualizado por várias pessoas ao mesmo tempo – a tela também é bem nítida e você não verá distorções nas cores caso olhe para a imagem pelos lados.
O dispositivo estará disponível na Europa a partir de outubro, pelo valor de € 429 (cerca de R$ 1299). Ainda não há informações sobre a chegada dele em outros mercados.
Fonte: http://canaltech.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário