Silenciosamente, o gigante da web lançou um site para o "Google Helpouts", um novo serviço de assistência via vídeo chat P2P. Qualquer pessoa pode ser inscrever para receber ou oferecer ajuda, e os provedores ainda podem ganhar dinheiro com sessões de chat.
O Helpouts é um serviço de chamada de vídeo em tempo real, com base no Google+, que está sendo testado há algum tempo e permite que profissionais ou especialistas em uma determinada área compartilhem sua experiência ou conhecimento com outras pessoas que querem aprender com eles – e é claro que isso tem um preço.
Qualquer um pode se inscrever no serviço, basta informar quais são suas habilidades, disponibilidade, qualificações e preço. O Google então vai combinar essas informações com as pessoas que precisam exatamente do tipo de ajuda que a outra tem para oferecer. É possível até mesmo incluir um vídeo de apresentação dos serviços que você irá fornecer. Quando estiver tudo pronto, os clientes podem agendar uma sessão de vídeo chat durante suas horas disponíveis.
É claro que o usuário precisa ter uma conta no Google+ para se cadastrar no Helpouts, e se o serviço for cobrado, os pagamentos serão feitos por meio do Google Wallet e o gigante da web ficará com 20% do valor. As páginas de suporte colaborativo serão suportadas por navegadores desktop, dispositivos Android e iOS, e o Google ainda garante 100% do dinheiro de volta caso o cliente saia insatisfeito.
Ajuda de pessoas reais em tempo real (Imagem: Google / Divulgação)
Algumas listas do Helpouts podem ser personalizadas de maneiras bem interessantes, de forma que pareça um curso realmente estruturado. As dicas no site do Google indicam que é possível incluir qualquer tipo de preparação ou materiais que a pessoa possa precisar antes de começar sua aula ou consulta.
O Helpouts pode ajudar o Google a construir uma plataforma adicional para atrair novos usuários para além dos seus canais habituais dentro da rede social Google+. Ele também pode dar ao Google uma empresa de e-commerce empenhada em fornecer aos usuários informações especializadas de maneira personalizada e que não podem encontradas em uma simples pesquisa no motor de busca do Google.
O serviço também é uma ótima alternativa para especialistas de TI que desejam ganhar um dinheiro extra. A variedade de ajuda que pode ser ofertada é enorme. O Google cita, entre outros exemplos, a possibilidade de conectar uma pessoa com conhecimentos técnicos com outra que precise ligar um roteador wireless ou um laptop a uma impressora.
O Helpouts ainda não está aberto ao público, mas a empresa já está tentando atrair pessoas com experiência em toda a gama de tópicos para oferecer sessões dentro do programa assim que ele for ao ar. E o Google não está restrito apenas a serviços de tecnologia da informação; a empresa está buscando pessoas com habilidade em jardinagem, moda e educação.
O Google já oferece vídeos que cobrem praticamente todos os temas através do seu site de compartilhamento de vídeos, o YouTube, e muitos deles têm o intuíto de instruir outros usuários a realizar determinadas tarefas. Mas o Helpouts parece estar um passo à frente, tanto no nível de interação quanto de qualificação dos especialistas, já que no Youtube basta realizar um login e demonstrar suas habilidades.
Matéria completa: http://canaltech.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário