Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Conheça 6 novidades muito interessantes do Windows 8.1, que chega de graça no final de 2013

Windows 8.1

O Windows 8 não foi nem de longe o sucesso que a Microsoft esperava e deixou muita gente descontente. O principal motivo? Não é que o sistema seja ruim, mas sim que violou uma das principais regras de qualquer mudança tecnológica: não se pode obrigar os usuários a interagir de uma forma completamente diferente com o sistema de um dia para outro sem dar opções de manter tudo como era antes. Desde o Windows 95 tínhamos o famoso Menu Iniciar que nos fazia sentir em casa e ele resistiu até o Windows 7. Mas sua falta, entre outros detalhes, fez com que boa parte das pessoas começasse a odiar o Windows 8 logo nos primeiros 10 minutos de uso.
Um ponto que não podemos ignorar é que ele não é tão estranho quando temos uma máquina com tela sensível ao toque. Aí sim, começamos a ver alguma utilidade na interface Metro (ou Modern UI), mas ainda assim seria legal se a Microsoft dissesse algo para reconquistar o usuário que não possui esse recurso, certo? Afinal podemos chutar que mais de 90% dos usuários do Windows 8 não possuem telas sensíveis ao toque e essa não é uma porcentagem que deva ter passado despercebido pela empresa após uma infinidade de pedidos (ou seria reclamações) por mudanças. Mas não foi exatamente esse tipo de mudança que aconteceu. Confira!


O retorno do Menu Iniciar

01 - O retorno do Menu Iniciar! Só que não
Essa novidade por si só já vai deixar muitos usuários um pouco confusos. No Windows 8.1 teremos o bom e velho Menu Iniciar que, na verdade, é apenas um acionador da interface Metro. Na prática, muda muito pouca coisa mas pelo menos temos agora um caminho intermediário entre a experiência que tínhamos no Windows 7 e a mudança radical do Windows 8. De qualquer forma, isso não resolve o problema de quem simplesmente não gostou da interface Metro. 
Já imaginou uma opção de desativar a interface Metro completamente e um Menu Iniciar ao estilo Windows 7? Não seria legal? Mas não é o caso. A Microsoft escutou as reclamações de todo mundo mas optou por um caminho intermediário e talvez na versão 8.2, 8.1.1 ou até 9.0 tenhamos uma opção de utilizar o Windows como fazíamos durante quase 17 anos.


Uma pesquisa que realmente funciona

02 - Pesquisa na Charms Bar
Sabe aquela barra lateral direita conhecida como Charms?  O primeiro dos 5 itens é o "Pesquisar", que, em teoria, pesquisava o que o usuário quisesse em todo o computador ou dentro de aplicativos disponíveis. Mas a verdade é que ele não funcionava tão bem assim. Percebemos uma grande melhora no Windows 8 com um algoritmo mais inteligente, o que resulta em menos necessidade de processamento, de disco e resultados melhores.


Kinect? Não, apenas a sua Webcam


03 - Novas funções para sua Webcam!

Essa é uma novidade interessante. Praticamente todo e qualquer notebook possui uma webcam integrada (a não ser que seja um modelo bem, mas bem antigo) que até utilizamos vez ou outra, mas que fica desligada a maior parte do tempo. Com o Windows 8.1 a sua webcam vai voltar a ser útil não importa qual seja a sua resolução e você vai ter um gostinho do Kinect nas tarefas do dia a dia.
Raras sãs as pessoas que utilizam apps Metro em seu dia a dia e a Microsoft quer mudar isso. Mesmo que ainda esteja em fase de testes, conseguimos utilizar o aplicativo "Receitas e Bebidas" com sucesso apenas passando a mão na frente da webcam para virar as páginas (é necessário ter o driver instalado, é claro). Se essa moda pegar, talvez o Metro possa ser um pouco mais atraente do que antes, não acha?


Novos apps, nova loja

04 - Nova loja do Windows
Embora a Microsoft tenha desenhado o Windows 8 com a intenção de fazer com que o usuário se familiarizasse com a interface e usasse aplicativos como se estivesse em um smartphone, não foi bem isso que aconteceu na prática. Alguns usuários pegaram horror desses apps e o motivo? Bem, eles não eram tão bonitos ou funcionais o suficiente para justificar o seu uso (as primeiras versões do Evernote, por exemplo, eram horríveis).
Convidamos vocês a darem uma passada pela nova loja do Windows 8.1 que, além de estar com uma cara nova, traz alguns apps completamente reformulados e alguns jogos que valem até a pena ser baixados (alguns deles até valem a pena ser jogados!).

Suporte nativo para impressoras 3D

05 - Suporte para impressoras 3D
Ok, confessamos que não pudemos testar esse recurso, mas o suporte a impressoras 3D de forma nativa (assim como impressoras 2D comuns) é mais importante do que parece à primeira vista. Significa que a Microsoft está atualizando o seu sistema operacional com drivers diretamente no sistema e assim, o usuário pode escolher se vai entulhar driver após driver de cada novo periférico que instalar.
Por exemplo, a maioria dos usuários que fazem uma instalação limpa do Windows normalmente possui o driver de som funcionando, mas boa parte do resto dos dispositivos não (driver gráfico, placa-mãe e assim por adiante). Esse pode ser o primeiro passo do Windows em ter tudo pronto para funcionar assim que a instalação acaba (como acontece com o Linux, por exemplo) e o usuário pode escolher se quer mudar de driver depois ou não. Interessante, não?

Papel de parede Metro

06 - Papel de parede

E por último, mas nem por isso menos importante, é possível utilizar o mesmo papel de parede da área de trabalho na interface Metro. Sim, qualquer um, não somente aqueles que estão pré-instalados no sistema, então é simples: escolha um papel de parede que gostar, baixe-o e utilize-o sem qualquer restrição ou necessidade de algum hack.


Fonte: http://canaltech.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...