Diversos super-heróis possuem habilidades especiais, como visões de raio-X e visão noturna. O Superman ainda tem o plus da visão telescópica. Mas alguns pesquisadores já estão trabalhando em uma lente de contato capaz de nos fazer enxergar a longas distâncias – embora ela não permita ver a distâncias interestelares, já é um bom começo.
O experimento está sendo financiado pelo DARPA, agência norte-americana para pesquisas avançadas de defesa, com a intenção de reforçar o potencial de visão dos soldados. A lente desenvolvida pelos pesquisadores poderia tornar-se uma solução para pessoas que sofrem de degeneração macular relacionada à idade. Esse tipo de degeneração resulta em uma perda de visão no centro do campo visual e é a principal causa de cegueira entre os mais velhos.
A lente de contato desenvolvida por pesquisadores suíços e norte-americanos pode alternar entre visão normal e telescópica. A pesquisa, intitulada 'Switchable Telescopic Contact Lens', foi publicada na revista especializada Optics Express.
A lente, que possui pouco menos de um milímetro de espessura, é equipada com pequenos espelhos que funcionam como lupas. Esses espelhos são montados segundo um padrão específico, e atuam como um amplificador que lança a luz para o anel da lente ao menos quatro vezes antes de direcioná-la para a retina.
Porém, a lente não trabalha por conta própria. Ela precisa ser combinada com um conjunto de óculos especiais para televisões 3D, pois o filtro polarizador permite a alternância entre a visão telescópica e regular. Os pesquisadores ainda precisam aperfeiçoar a tecnologia e melhorar a qualidade da imagem obtida por ela antes de testá-la em humanos. Por enquanto, apenas olhos mecânicos utilizam as lentes do Superman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário