Baixar um arquivo via torrent é uma boa opção de fazê-lo em uma boa velocidade – se as configurações e condições da rede estiverem dentro do padrão. Veja quatro dicas do Canaltech para otimizar a velocidade do seu download torrent.
1. Escolha o cliente certo
Existem dezenas de clientes torrent por aí, mas como saber qual deles é o ideal para fazer seus downloads? Opte por programas conhecidos, como o uTorrent ou o BitTorrent. É importante ainda que você mantenha o software sempre atualizado, de forma a evitar brechas e erros.
2. A importância dos seeds e peers
Diferente do sistema P2P, o torrent utiliza fragmentos do arquivo vindos de diversos outros computadores. Assim, chamamos de “peers” todas as máquinas que estão participando do download ou upload do arquivo. Um “seed”, por sua vez, é um usuário que tenha o arquivo já completo e um “leech” é quem ainda está com o arquivo incompleto, mas em processo de download.
Dito isso, é importante que, na hora de escolher o arquivo torrent a ser baixado, você verifique o número de peers e seeds envolvidos, já que este é um dos principais fatores que vai determinar a velocidade do download do arquivo. De forma resumida: quanto mais seeds e menos leechs, melhor!
3. Limite a taxa de upload
Da mesma forma que alguém disponibilizou o arquivo para que você o pudesse baixar, é importante que você também ofereça sua taxa de upload para que outras pessoas baixem esses arquivos. Contudo, não deixe que esse bom costume da internet afete sua taxa de download. Se você usa sua taxa de upload no máximo, a velocidade de download automaticamente baixa. Por isso, é importante alterar as configurações do seu cliente e limitar a velocidade máxima de upload em 80%.
No uTorrent, por exemplo, basta ir no menu “Preferências” e selecionar a opção “Bandwidth”. Em “Upload”, marque “limit manually to” e indique a velocidade máxima desejada.
4. Altere a porta padrão
Alguns provedores de banda larga limitam a saída de algumas portas usadas por padrão em clientes torrent. Para contornar isso, basta alterar o valor, escolhendo um número aleatório acima de 10000. No uTorrent, há ainda uma opção que altera o valor da porta cada vez que o programa é aberto. Vá em “Preferências” e em “Network”. Em “Incoming TCP port”, selecione a opção “Randomize port during launch”.
Fonte: http://canaltech.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário