Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

sábado, 27 de julho de 2013

10 truques essenciais para optimizar o nosso PC…

TuneUp Utilities realizou um estudo em profundidade e decidiu oferecer gratuitamente um completo guia com os passos essenciais para se obter o melhor desempenho possível do PC baseado nas ferramentas da sua aplicação. Este estudo foi especialmente desenvolvido para grames sendo que alguns dos jogos envolvidos nos testes são dos mais atuais do mercado. Os 10 truques aqui apresentados permitem melhorar os frames por segundo (FPS) de forma significativa, reduzir os lags durante os jogos e optimizam ao máximo a qualidade do jogo. Vamos conhecer?
Antes de avançar com o guia, os leitores devem ter em conta que ao se tratar de um guia elaborado pela TuneUp Utilities este irá, nalgumas ocasiões, apelar à utilização exclusiva de determinadas funções da ferramenta da marca. Para quem não se pode dar ao luxo de adquirir o programa existe uma versão de teste por 15 dias totalmente funcional e bastante completa que poderão descarregar AQUI.
Não é nenhuma novidade que os jogos mais atuais do mercado trazem consigo uma tendência natural de exigir o máximo dos PCs. Geralmente consomem gigabytes (GB) de RAM, todos os recursos do CPU e placa de vídeo e “distribuem-se” por todo o disco rígido. Além, de aplicações profissionais de desenho como o AutoCAD, ou as ferramentas de edição de vídeo, os jogos são os maiores consumidores de recursos dos PCs. Por esta razão, a TuneUp afirma que os jogos de PC precisam de um sistema 100% optimizado, pelo que o 10 conselhos para transformar o desempenho do PC de um game de um nível médio e/ou alto devem ser:
1. Escolher os melhores Drivers ou controladores
Atualizar os controladores deve ser sempre um dos principais passos para configurar um PC. Geralmente, um PC que acaba de ser comprado, inclusive os que foram montados para jogos, tem Drivers desatualizados  Ora esta situação não permite que o PC alcance o desempenho completo que poderia chegar a ter.
O utilizador deve descarregar os Drivers originais para as suas placas de vídeo (AMD, NVDIA, etc) para obter o desempenho máximo nos jogos que são lançamentos no mercado. Deve-se ainda comprovar os drivers do processador, placa de som e de rede, que geralmente também produzem um impacto notável no desempenho da máquina.

2. Fechar e eliminar aplicações desnecessárias
Quanto maior for o número de aplicações que se executam em segundo plano, mais lento será o nosso sistema para jogar. Todos os aplicativos que se executam em segundo plano consomem ciclos do CPU, memória RAM e afetam o desempenho final do disco rígido. Para que os jogos funcionem sem problemas eis aqui alguns conselhos:
  • Fechar todos os aplicativos abertos como: PhotoShop, explorador de internet, iTunes, etc, etc. O utilizador tem de se certificar que não fique nada ativado na barra de tarefas;
  • Desinstalar aplicações desnecessárias: Identificar aquelas que já não precisa mais;
  • Cancelar o arranque automática de aplicações: o TuneUp Startup Manager que poderá ajudar a identificá-los.

3. Desativar os “devoradores” de recursos:
E se o utilizador realmente gosta de um programa que consome muitos recursos e não deseja desinstalá-lo? Com o TuneUp Program Desativador não é necessário desinstalar os nossos programas favoritos, porque esta ferramenta permite que o utilizador possa apenas desativá-lombes como à sobrecarga que estes supõem no sistema.
Esta ferramenta funciona como o novo sistema start&stop dos carros: quando um carro pára o motor também. Logo, quando se pisa no acelerador novamente o carro liga no mesmo instante. A mesma coisa ocorre com TuneUp Program Desativador: enquanto o programa não está em uso não produz qualquer tipo de carga sobre o sistema e no momento que se precise dele novamente, TuneUp encarrega-se de iniciá-lo imediatamente. Vejamos um exemplo claro:

4. Desfragmentar o disco rígido
À medida que os dados são escritos ou eliminados do disco rígido, os arquivos são fragmentados e suas partes ficam dispersas em toda a unidade do disco. Ora esta situação provoca uma diminuição significativa do desempenho do sistema com o passar do tempo e se não forem tomadas medidas particularmente durante os jogos, já que o disco rígido precisa recompilar todas as partes dos arquivos de forma ordenada, para ser capaz de processar o arquivo completo. Dado que os jogos costumam ocupar vários GBs, é vital que todos estes arquivos possam ser lidos de forma contínua sendo por isso necessária de forma frequente uma desfragmentação.
Para desfragmentar o disco o utilizador pode ir até o menu Iniciar do Windows, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do sistema e selecionar o Desfragmentador de Disco que vem de forma nativa com o Windows (XP, Vista e 7).

5. Apagar os serviços do Windows em segundo plano que não sejam essenciais
Existem dezenas de serviços do Windows e de aplicações de outros fabricantes que são executados constantemente em segundo plano e algumas vezes até sem o nosso conhecimento. Sem embargo, existem alguns serviços que devem ser apagados nas máquinas que se usam para jogar, que estão sempre ativos e são usados somente em PCs de escritórios. Nestas ocasiões o utilizador pode usar o Modo Turbo do TuneUp para apagar temporariamente mais de 70 serviços, tarefas programadas do Windows e aplicativos de outros fabricantes, que se executam em segundo plano com apenas um clique.
Com estes simples passos o utilizador conseguirá um primeiro grande impulso para obter uma máquina ideal para se jogar.

6. Overclocking do CPU e da GPU
O overclocking sempre foi uma maneira de espremer ao máximo o desempenho do PC. Contudo, o paradigma mudou um pouco, e o overclocking do CPU tende a não obter mais um grande impacto como antigamente mas, em contrapartida, ocorre o oposto com o da GPU, que tem se tornado cada vez mais importante.
Os pontos negativos destas práticas são: a máquina passa a estar submetida a um nível alto de stress e um sobreaquecimento do hardware. Por esta razão, deve-se realizar com muito cuidado e precaução, mesmo só por utilizadores experientes. Por outro lado, hoje em dia todas as placas base contam com mecanismos que apagam automaticamente o PC, com o propósito de qualquer dano. Em todas as provas realizadas no teste, somente a sobrecarga do sistema provoca um reinicio do sistema. O utilizador tem de se certificar de que nenhuma aplicação importante está a ser executado.

7. Optimizar o Painel de Controlo da NVIDIA
Todos os controladores da NVIDIA vêm com seus próprios painéis de controlo, que permitem ajustar a configuração 3D. Embora seja possível configurar muitas das opções diretamente no jogo, algumas não estão disponíveis ou são unicamente configuráveis desde o controlador. Para chegar à configuração da NVIDIA, o utilizador deve clicar com o botão direito do rato na área de trabalho do Windows, selecionar Painel de Controlo da NVIDIA e depois Configuração 3D nas categorias da esquerda. Estas são as configurações básicas que podem ser feitas melhorando a qualidade da imagem, sem sacrificar os frames por segundo (FPS):
  • Anti-Aliasing: A ativação da Correção Gama melhora a qualidade da cor e a Transparência Multisampling melhora a qualidade visual, ambas sem impacto no desempenho;
  • Máximo número de fotogramas pré-renderizados = 0, minimiza o lag do rato e teclado;
  • Optimização segmentada: Esta opção deve estar sempre Ativada para os modernos processadores “multi-core”;
  • Filtragem da textura: Esta função mostra como todas as texturas aparecerão num jogo. Jogar com o nível “Alto desempenho” de filtro aumenta os FPS.
O utilizador pode (e deve) testar as demais opções de configuração para ver os efeitos e melhorias que podem supor nos gráficos e qualidade dos jogos.

8. Optimizar o Centro de Controlo AMD/ATI
O Centro de Controlo AMD/ATI é outra fantástica maneira de aumentar o desempenho e a qualidade visual dos jogos. Para aceder o utilizador deve fazer clique na área de trabalho do Windows, selecionar “Catalyst Control Center” e depois ir até a secção “Configuração 3D” à esquerda.
Configurando os valores mais importantes como são: SMOOTHVISION HD: Anti-Aliasing, SMOOTHVISION HD: Anisotropic Filtering, Catalyst A.I., Mipmap Detail Level, Wait for Vertical Refresh, o utilizador poderá conseguir o equilíbrio adequado entre desempenho e qualidade da imagem. Não existe uma forma correta de configurar o Centro de Controle ATI, isto depende dos jogos que se joguem e da potência da placa gráfica ATI.

9. Ativar o Modo “Gaming” do Antivírus
Alguns antivírus deixam mais lentos o desempenho dos jogos devido às suas atividades em segundo plano. O habitual Game deve escolher um software de segurança que ofereça um “Modo Jogo” para potenciar o desempenho do PC durante o jogo. Esta é uma regra de ouro.

10. Manter o PC Limpo
A velocidade do PC é afetada quando o disco rígido está cheio. Devemos certificar-nos de manter limpo o nosso PC e eliminar os dados desnecessários que se vão acumulando no sistema. Os jogos responderão de uma melhor forma e serão mais rápidos se o disco rígido ou SSD tem suficiente espaço livre para a cache de dados temporais.

E pronto, 10 conselhos gratuitos que na minha opinião devemos dar a sua importância. Apesar de alguns dos conselhos parecerem mais básicos a verdade é que ainda existe muito utilizador que descura muito nalguns dos pontos acabando por «sofrer» no que toca a rendimento e performance do PC aquando dos jogos, mesmo naqueles PCs mais recentes e com mais capacidades. A marca mostra alguns resultados após ter seguido os conselhos supra mencionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...