Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Como personalizar o menu do navegador Firefox.

Aprenda a deixar o menu do Firefox do jeito que desejar.




Configurar o menu do Firefox 
Uma das melhores características do Firefox é que você pode fazer várias personalizações no navegador (inclusive adicionar complementos para modificá-lo). Inclusive, é possível modificar o menu do browser (aquele aberto pelo botão Firefox), adicionando itens e opções para deixá-lo de acordo com o seu gosto pessoal.
Se você sempre quis fazer algumas mudanças no menu do navegador, no entanto, você precisa de um complemento chamado Personal Menu. Essa extensão adiciona uma série de opções e, para ajudá-lo com os primeiros passos, mostramos como manipular algumas delas no tutorial abaixo.


Pré-requisitos:

  • Navegador Mozilla Firefox instalado;
  • Complemento Personal Menu instalado no navegador.

Baixar Personal Menu

Modificando o menu do Firefox

Já com o Personal Menu instalado, clique no botão do Firefox e escolha a alternativa “Editar este menu”.
Abrindo as configurações do complemento 
Feito isso, uma nova janela é exibida na tela. Nela, as opções disponibilizadas para a alteração pelo Personal Menu se encontram na porção esquerda da tela, enquanto o seu menu atual do Firefox é exibido no centro. Para adicionar qualquer item, o primeiro passo consiste em você escolher o local para inseri-lo, selecionando uma opção no centro da tela.
Por exemplo, digamos que você deseja adicionar o menu de “Ferramentas” abaixo da opção “Desenvolvedor web”. Para isso, você deve selecionar “Desenvolvedor web” na coluna do meio, marcar “Ferramentas” na lateral esquerda e utilizar o botão “Adicionar” (representado pelo sinal “+” na cor verde).
Adicionando itens 
Feito isso, basta clicar em “Aplicar” para conferir os resultados no menu do Firefox:

Opção já adicionada ao menu
Então, basta repetir esse processo para cada item que você quiser inserir no menu. Caso você adicione alguma opção por engano, basta marcá-la e utilizar o botão “-” para retirá-la.
Removendo itens
Para modificar a ordem de exibição dos itens, basta selecionar a entrada desejada e utilizar as setas para baixo e para cima para organizá-la.
Firefox: como personalizar o menu do navegador 
Caso deseje, você pode criar um “grupo” de itens, utilizando uma linha para separá-los. Para isso, na lista do meio, selecione o item no qual abaixo dele você quer adicionar o divisor. Em seguida, selecione o item “Separador” na porção da esquerda da tela e clique no botão de Adicionar. Então, clique em “Aplicar”.
Firefox: como personalizar o menu do navegador 
O separador é indicado na tela logo após você realizar o procedimento:
Exibindo o separador
O programa também permite criar submenus ou caixas da barra de ferramentas. Para isso, basta você escolher o local para adicioná-los (na lista da direita da tela) e selecionar o item desejado na caixa da esquerda.
menus e caixas de barras de ferramentas
Feito isso, uma nova janela é aberta exibindo algumas opções de personalização para o item. Aqui, tudo é uma questão de gosto pessoal e você deve escolher o que julgar mais apropriado para o seu estilo de uso do navegador.
Caixa de customização 
Então, basta personalizá-los inserindo os botões da sua preferência, no mesmo estilo de personalizar um menu, como explicado acima. Da mesma forma, os itens podem ser organizados pelas setas direcionais. Observe que você também tem a possibilidade de editar os botões presentes nos seus Favoritos, por meio da aba de mesmo nome.
Modificar itens dos Favoritos 
É possível, ainda, editar os itens presentes no Histórico do navegador.
Modificar itens do Histórico 
Caso você não goste dos resultados, também há uma maneira de restaurar o padrão do Firefox. Para isso, basta entrar na aba “Avançado” e clicar no botão “Restaurar”.
Restaurando as configurações originais 


Considerações finais

Embora o uso do complemento possa parecer um pouco confuso, logo após utilizá-lo algumas vezes você já vai perceber que é bem mais simples do que aparenta. Vale tentar algumas alterações e sempre conferir os resultados, lembrando-se de que tudo pode ser facilmente revertido caso você não venha a gostar dos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...