Aprenda a proteger sua conexão contra pessoas indesejadas.
(Fonte da imagem: iStock)
Ter um roteador Wi-Fi com senha é extremamente importante para evitar os famosos “ladrões de conexão”, mas essa pode ser uma tarefa um tanto complicada. Por isso, o Tecmundo preparou um passo a passo para tornar esse processo muito mais fácil.
Como fazer
O primeiro passo a ser feito, nesta situação, é acessar seu roteador pelo computador. Isso pode ser feito de duas formas:
- Usando um CD que vem junto do roteador;
- Abrindo um navegador de internet e digitando o código “192.168.0.1” ou “192.168.1.1” na barra de endereços.
Uma janela pedindo o login e senha do roteador deve ser exibida. Normalmente, os valores-padrão para esses campos são “admin”. Às vezes, mesmo deixar os espaços em branco já é suficiente. Caso essas opções não funcionem, pode ser necessário procurar o código correto no manual do aparelho. Se mesmo isso não der certo, entre em contato com a fabricante do roteador.
Andando às escuras
Depois de acessar o dispositivo é que começa o verdadeiro problema: uma vez que cada marca de roteadores possui seu próprio sistema, não há como seguir um caminho específico para fazer as alterações necessárias. Você vai precisar procurar a função que mais se adeque ao que for descrito daqui em diante, no lugar de buscar pela ferramenta com nome idêntico.
Ativando a senha
Seguindo em frente, seu próximo passo é procurar pela opção “Segurança” e, na lista de modos de segurança, escolher o item “WPA2-Personal” (ou “WPA2-PSK”, de acordo com o roteador). Na mesma área, você também deve encontrar o campo “Algoritmos de encriptação”; aqui, escolha o “AES”, que é o método mais seguro.
Agora, chegou a hora de criar sua senha. Basta procurar os campos “Login” e “Senha” e colocar o que você achar melhor. Apenas tente criar algo fácil e seguro, para se proteger de invasões, mas, ainda assim, conseguir se lembrar do código quando necessário.
Por fim, salve as alterações feitas e reinicie seu roteador, deixando-o desligado por dez segundos antes de colocá-lo novamente na tomada. Seguindo os passos corretamente, sua internet wireless vai estar devidamente protegida.
Sem senha?
Embora a função de senha faça parte de todos os roteadores mais novos, alguns modelos mais antigos podem não ter suporte a certas funções, como a encriptação de arquivos em AES e o modo de segurança WPA2.
É possível até mesmo que o aparelho não aceite o uso de senhas; algo extremamente raro, apesar de tudo. Nesses casos, tudo que você pode fazer é aceitar as limitações do dispositivo ou comprar um novo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário