Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

sábado, 27 de julho de 2013

4 dicas para ampliar o sinal WiFi

Router Wireless

Sem fios e totalmente compatível com os aparelhos mobile, as redes WiFi são cada dia mais utilizadas – seja em residências ou em escritórios. Com um só aparelho roteador é possível transmitir sinal de internet para diversos dispositivos de maneira fácil e segura. Entretanto, as vantagens do WiFi têm limites e a tecnologia nem sempre atinge as expectativas do usuário. Isso se dá devido a falhas de configuração, dificuldades do próprio aparelho ou o posicionamento errado dele nos cômodos da casa.
Afinal, apesar de estar livre da bagunça de cabos, o WiFi não é mágica, mas sim, ondas que seguem as leis da física e que precisam de espaço livre para chegar até o seu computador ou smartphone.
Veja algumas dicas rápidas que podem melhorar substancialmente a qualidade da sua rede de internet sem fio sem que, para isso, você precise da ajuda de um profissional qualificado ou precise investir pesado em novos equipamentos.

1. Localização é tudo

O sinal do WiFi é propagado por meio de ondas e, como dito no início, elas respeitam as leis da física. Sendo assim, roteadores posicionados próximos a paredes externas, de vidro ou em um canto da casa ou do escritório tendem a ter seu sinal enfraquecido. 
O ideal é deixar o aparelho em um ponto central do ambiente, de forma que as ondas possam ser acessadas a partir dos mais diversos cômodos. No caso de ambientes com dois andares, é indicado deixar o roteador no andar térreo e em cima de um armário ou algum móvel alto, a fim de que o sinal chegue aos dois pavimentos. Mantenha o roteador longe de telefones sem fio e microondas para evitar interferências.


2. É hora de atualizar dispositivos

Manter seu roteador atualizado é fundamental. Assim como você baixa as novidades e correções de um programa ou sistema operacional, o aparelho também precisa ser atualizado. Em alguns modelos isso acontece de forma automática, já em outros é preciso acessar o site da fabricante e fazer a alteração de forma manual. Consulte o manual do seu roteador para ter acesso aos detalhes específicos do seu modelo.
Além do roteador, é preciso manter atualizada a placa de rede do computador. Alguns modelos recebem atualizações a partir do próprio Windows Update por serem placas onboard. No caso de placas offboard, é preciso buscar no site da fabricante as instruções para atualização.


3. Alterando o canal

Aparelhos como o microondas e telefones sem fio podem prejudicar as ondas de WiFi por causarem interferência. O mesmo acontece quando há outros roteadores por perto, como no caso de vizinhos. Nesses casos, para otimizar o seu sinal e evitar problemas, uma boa solução é alterar o canal usado pelo roteador. Em aparelhos de 2,4 GHz, é ideal o uso dos canais 1, 6 ou 11.

Linksys roteador

Para alterar o canal basta entrar nas configurações do roteador utilizando os números do gateway padrão e buscar nas opções de wireless o campo “channel” – o caminho varia conforme o modelo do aparelho.


4. Amplificadores e repetidores

Se mesmo com todas essas alterações a conexão wireless ainda não está do jeito que você queira, uma saída um pouco menos barata é buscar por aparelhos de amplificação e repetição de sinal – principalmente se a sua casa ou escritório for grande. Esses aparelhos simplesmente repassam o sinal do roteador principal, fazendo com que o sinal esteja disponível em um espaço maior. A parte ruim é que esses aparelhos custam na faixa de R$ 100 cada. 


Fonte: http://canaltech.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...