O modo de compatibilidade que permite resolver problemas ao nível das aplicações e drivers que continuam apenas a ter suporte para sistemas operativos mais antigos.
Hoje vamos conhecer como funciona o modo de compatibilidade no Windows 8.
Com a disponibilização do Windows 8, a Microsoft evoluiu também a funcionalidade que garante a compatibilidade de aplicações e drivers, mais antigos, nos sistemas actuais. Hoje, quando o Windows 8 detecta que uma aplicação para Windows não foi desenvolvida para a versão actual, o próprio sistema encarrega-se de sugerir de imediato que o utilizador faça uso do modo de compatibilidade.
Mas como usar o modo de compatibilidade?
Usar o modo de compatibilidade tanto no Windows 8 como no windows 7 é algo bastante simples. Para isso, basta que o utilizador escolha o executável da aplicação que está com problemas e, carregando com o botão do lado direito, deverá escolher Properties (Propriedades)
Em seguida, o utilizador deverá aceder ao separador Compatibility (Compatibilidade) e definir qual o sistema operativo indicado para correr a aplicação em causa.
Reparem que o utilizador dispõe de um conjunto de configurações que permitem, por exemplo, definir qual a resolução a executar a aplicação, reduzir o esquema de cores (8-bit ou 16 bit), modo privilegiado, etc.
E está feito! Mas atenção, o modo de compatibilidade não se fica por aqui e pode ser usado de um modo inteligente, pelo sistema operativo, sem a necessidade que o utilizador defina qual o sistema operativo e definições.
Para isso, em vez de o utilizador escolher a opção Properties, pode escolher a opção Troubleshoot compatibility
Neste modo, o próprio sistema operativo avalia eventuais problemas de compatibilidade e recomenda as suas próprias definições para que a aplicação funcione sem qualquer problema.
Como podemos ver pela imagem seguinte, o próprio sistema operativo sugeriu que a aplicação corre no modo de compatibilidade para Windows XP com Service Pack 3.
As definições podem ser posteriormente guardadas pelo próprio sistema operativo, não necessitando assim que o utilizador volte a validar a compatibilidade da aplicação com o sistema.
Tem aplicações antigas que não têm suporte para Windows 8? Então aqui está a solução. Esperamos que este artigo vos seja útil e que voltem a ter disponíveis aquelas aplicações que apenas estavam disponíveis para windows XP ou outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário