Confira as novidades do Google para dar experiência única à sua rede social
O novo Google+ foi apresentado ao mundo ontem durante a conferência anual da empresa. A rede social que demora a emplacar ganhou mudanças expressivas e já mostra sua nova "cara" mais atraente aos internautas.
Em dois anos, segundo o Google, a plataforma conquistou 190 milhões de usuários ativos por mês, número ainda tímido para quem sonha "bater de frente" com o Facebook e seu bilhão de seguidores.
Por isso a empresa de buscas concentra esforços para atrair usuários à sua proposta social. As mudanças implementadas esta semana aumentam a quantidade de recursos e dão ao G+ diferenciais em relação ao rival.
Listamos abaixo algumas dessas funcionalidades exclusivas. Antes de ler, entenda que elas não representam necessariamente a superioridade da plataforma em relação ao site de Zuckerberg.
1-) Hangouts
A possibilidade de conversar com diversas pessoas por vídeo a custo zero e com bastante facilidade é um dos grandes trunfos do Google+.
Na terça-feira a empresa lançou o aplicativo do Hangouts que permite fazer videoconferências utilizando um smartphone. Nós o testamos por aqui e podemos confirmar que ele é bom, rápido e simples, além de contar com integração ao Gtalk.
O Facebook também tem ferramenta de videochat, mas, além de limitar a conversa a apenas uma pessoa, ele é mais pesado e não tem aplicativo.
2-) Ajuste automático de fotos
O Google soube mais uma vez aproveitar seus algoritmos para facilitar a vida dos usuários. A ferramenta consegue, em apenas um clique, melhorar a qualidade da imagem balanceando contraste, foco e nitidez. Nos testes feitos pela redação, percebemos que a tecnologia funciona bem, apesar de não fazer milagres... em alguns casos, as alterações são sutis.
3-) Auto-Awesome
Outro recurso anunciado no evento desta quarta-feira, o Auto-Awesome, pega todas as imagens semelhantes postadas em sequência e as unifica em um GIF animado ou em uma foto com qualidade HDR.
A funcionalidade também promete excluir fotos borradas, duplicadas ou com contraste ruim. Assim você consegue subir as 600 imagens de suas férias sem muitas dores de cabeça.
4-) Imagens GRANDES!
Além do usuário comum de redes sociais, o Google parece querer chamar a atenção também de fotógrafos, que frequentam sites especializados como o Flickr, do Yahoo!.
Agora o G+ permite postar fotos grandes, com 2.048 pixels ou mais, e visualizá-las em tela cheia com a possibilidade de dar zoom. No entanto, há um limite de armazenamento para esse tipo de arquivo: 15 GB. Fotos menores podem ser guardadas infinitamente.
5-) Hashtags
O recurso, que é um dos maiores sucessos no Twitter, conseguiu ser bem aproveitado pelo G+. Ao clicar em uma hashtag você logo é direcionado a uma página com os posts mais populares que linkam tal termo. A novidade é interessante e útil para agrupar temas e discussões. Também vale ressaltar a área "Postagens interessantes", que traz os conteúdos mais populares da rede.
6-) Página "lugares"
Uma área especial do G+ voltada a organizar os locais da cidade onde você se encontra. Cada estabelecimento pode ser avaliado por seus frequentadores, que também conseguem compartilhar comentários e fotos sobre o lugar. Ele também conta com integração ao Google Maps.
7-) Informações sobre o post
Alguns recursos simples, mas interessantes, que fazem diferença. Agora as informações sobre quem curtiu, comentou e compartilhou o post são vistas no “verso” dele, disposto como se fosse um cartão. Ao clicar em “Ver Eco”, o internauta encontra uma espécie de gráfico que mostra a viralização daquele conteúdo específico.
8-) Comunidades
Tudo bem que o Facebook tem grupos e as comunidades do G+ não são lá muito diferentes. Mas elas possuem alguns recursos únicos, como a possibilidade de fixar tópicos na barra esquerda com visual mais semelhante às nostálgicas comunidades do Orkut.
9-) Data Center do Google
Todos esses recursos só são possíveis devido aos Data Centers monstruosos do Google, destacados na apresentação de ontem. Uma das vantagens das tecnologias que a empresa tem à disposição é a velocidade com que as ações acontecem dentro da rede.
Comparado ao Facebook, o upload de fotos, por exemplo, ou a troca de páginas, é muito rápido. No entanto, a comparação é injusta e ainda é cedo para confiar tanto nisso. Afinal, o Facebook recebe uma quantidade muito maior de dados do que o G+. Mesmo assim, vale ficar de olho.
10-) Integração com serviços do Google
Esse talvez seja o maior golpe do Google para buscar usuários. Quase todos os serviços da empresa ganharam conexão ao G+: Gmail, YouTube, Docs e até mesmo a ferramenta de buscas interagem em algum nível com a rede social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário