No Brasil, o mesmo aconteceu com o Orkut, que depois de se tornar uma presença marcante na vida de quase todos os brasileiros com internet começou a perder fôlego até ser abandonado pela maioria de seus usuários.
Os dados se assemelham com aqueles descobertos pela empresa comScore para os meses de setembro a novembro de 2012, revelando uma tendência de declínio que atinge cerca de 1,86% a cada mês. Ainda que o crescimento tenha se mantido positivo nos Estados Unidos, o país registrou a perda de seis milhões de usuários no último ano, e cerca de 1,5 milhões no Canadá.
Estes números, somados a impressionante quantidade de usuários (estimada em 1 bilhão), fizeram os principais especialistas no assunto conjecturarem a respeito de um possível ponto de saturação para a rede social, onde quase todos que gostariam de ter uma conta no Facebook já a criaram, ao mesmo tempo que um número grande de usuários iria perdendo o interesse na rede e abandonariam suas contas.
No Brasil as coisas ainda não começaram a regredir, mas com cerca de 65 milhões de usuários (35% da população brasileira) é possível que o país também esteja próximo a um ponto de saturação. É importante lembrar que o principal responsável pelo “fim” do Orkut ou do Myspace foi justamente a chegada do Facebook, mas no momento não existe nenhuma outra grande rede social capaz de duelar com a gigante de Mark Zuckerberg. O ano de 2013 será substancial para medir se o Facebook será capaz de durar por mais tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário