Banner

Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

terça-feira, 21 de abril de 2015

Sony anuncia Project Morpheus, óculos de realidade virtual para PlayStation 4

Project Morpheus

Depois de uma série de rumores nos últimos meses, a Sony revelou nessa terça-feira (18) o Project Morpheus, um visor de realidade virtual para o PlayStation 4. O anúncio ocorreu durante uma conferência na Game Developers Conference (GDC) 2014, em São Francisco, nos Estados Unidos. As informações são do site The Verge.
De acordo com a gigante japonesa, a decisão de apresentar o produto durante a GDC foi essencial para receber o feedback de vários desenvolvedores e ouvir suas opiniões, já que, para a companhia, a realidade virtual é a próxima grande inovação para o PlayStation. A corporação também acredita que o Morpheus será fundamental para popularizar o uso dessa tecnologia porque ajuda a ampliar as emoções, amplia experiências sociais e, já que os jogos não serão os únicos tipo de conteúdo para o gadget, tem um apelo democrático.
"A indústria está crescendo e com isso está criando novas possibilidades para os jogadores", declarou Shuhei Yoshida, presidente dos estúdios globais da Sony. "Avanços que antes eram impossíveis hoje já são realidade. E o PlayStation está determinado a levar essas experiências incríveis aos jogadores", disse.
Yoshida afirmou que o Morpheus está em desenvolvimento desde 2010, quando os primeiros protótipos foram fabricados para o PlayStation 3. Na época, foi criada uma versão de testes em primeira pessoa de God of War 2 e que foi demonstrada pelo executivo. Durante a apresentação, Yoshida mostrou que na demo era possível enxergar o jogo pelos olhos do protagonista Kratos - ao olhar para baixo, ele enxergava o corpo do personagem.
Uma das características que mais chamou atenção no Morpheus é o rastreamento de posição, considerado peça-chave para a criação do acessório. Ricard Marks, diretor sênior de pesquisa e desenvolvimento da Sony, disse que o dispositivo terá como foco inicial seis áreas principais: visão, audição, monitoramento, controle, facilidade de uso e conteúdo. Cada uma destas virá acompanhada de categorias específicas para aprimorar suas respectivas experiências.
No caso da vista, Marks ressaltou a qualidade de imagem dos produtos da Sony, enquanto que o som virá com uma tecnologia binaural 3D para aumentar a sensação de presença e imersão dentro do jogo. Já o monitoramento e controle ficarão por conta da PlayStation Eye e do PS Move. A facilidade de uso, por sua vez, será responsável por tornar o visor atrativo e confortável na hora de utilizá-lo. Por fim, o conteúdo vai reunir todas as atuais e futuras produções que estão em desenvolvimento para o aparelho. Entre as empresas parceiras da Sony estão a Unity, Crytek, Epic, Havok, Wwise, Gigantic, Autodesk Gameware, Criware, DDD, Silicon Studio, e Bitsquid.

Project Morpheus
(Foto: Divulgação/Sony)

O Project Morpheus exibido durante a conferência na GDC é apenas um protótipo, mas a palavra de ordem da Sony é que qualquer pessoa consiga comprá-lo em uma loja e utilizá-lo de forma rápida e simples. Segundo a companhia, o gadget não vai exigir instalações de programas ou configurações complicadas. O produto também poderá ser utilizado em outras atividades além de jogos, incluindo algumas aplicações da Agência Espacial dos Estados Unidos, a NASA, como destacou Marks. Uma das demonstrações mostrou o solo do planeta Marte exibido através do visor do Morpheus.
Quem estiver na feira em São Francisco poderá testar o dispositivo em demos jogáveis dos jogos The Deep, The Castle, Eve Valkyrie e o novo Thief. Quem já pode experimentar o acessório aprovou. Como é o caso de Anton Mikhailov, engenheiro sênior de software da Sony, que definiu o projeto como um produto com potencial para revolucionar um segmento que ainda dá os primeiros passos no mercado. O jornalista canadense Geoff Keighley, da rede de TV Spike, comentou em seu Twitter que os desenvolvedores que testaram o acessório garantem que a qualidade de imagem e a experiência é superior ao Oculus Rift.
De acordo com a Sony, o status atual do Project Morpheus possui as seguintes especificações:

  • Imagens com resolução Full HD (1080p)
  • Imagens em 360 graus
  • Campo de visão maior que 90 graus
  • 3 metros cúbicos de volume
  • Frequência de 1.000 Hz
  • Pode ser usado com óculos de grau
  • Aceita fones de ouvido sem fio
  • Compatível com controles DualShock e PS Move
  • Sem previsão de lançamento
  • Sem preço definido


FONTE: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...