Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Pesquisadores disseram que jogar três minutos de Tetris por dia ajuda a diminuir a ansiedade e, como consequência, a largar os vícios e emagrecer. Saiba mais

tetris


São vários os estudos que comprovam os benefícios dos vídeo games na nossa saúde - desde que seja um uso controlado, obviamente. Mas um novo relatório vai além e faz uma constatação interessante sobre esse tipo de produto, principalmente para quem descarrega a ansiedade na comida, no álcool ou em cigarros. De acordo com pesquisadores da Universidade de Plymouth, na Inglaterra, jogar três minutos de Tetris por dia ajuda a diminuir a ansiedade e, como consequência, a largar os vícios e emagrecer.
A pesquisa foi publicada no portal MedicalXpress e, segundo os cientistas, o segredo por trás do Tetris está justamente na estimulação visual do jogo. Os médicos afirmam que o ato de montar o quebra-cabeça com as peças coloridas reduz a ansiedade e pode ser uma solução rápida e viável para as pessoas evitarem impulsos e manter a força de vontade na hora de manter uma dieta ou evitar uma recaída no consumo de tabaco e bebidas alcoólicas.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores colocaram um grupo de voluntários para jogar Tetris por três minutos. Em seguida, pediram para que eles avaliassem a intensidade do próprio desejo pelo cigarro, álcool ou comida. No final dos testes, os desejos dos pacientes foram 24% menores em comparação aos desejos das pessoas que não jogaram Tetris.
"Episódios de desejo normalmente duram apenas alguns minutos, durante os quais o indivíduo visualiza o que quer e qual será a recompensa. Muitas vezes esse sentimento faz com que a pessoa consuma justamente o que está tentando evitar. Mas jogando Tetris você impede que seu cérebro crie essas imagens atraentes e os desejos começam a desaparecer gradualmente", explica Jackie Andrade, uma das coordenadoras do estudo.
Os cientistas ainda afirmam que as imagens, em qualquer aspecto da vida, são fundamentais para despertar o desejo. Dessa forma, uma tarefa visual deve ajudar a controlar essa vontade e diminuir desejos impulsivos. "Se sentir no controle é importante para manter a motivação e jogar Tetris ajuda o indivíduo a permanecer no controle quando a ansiedade aparece", completa Andrade.




E não para por aí

Tetris

Em abril do ano passado, um outro estudo revelou que jogar Tetris pode curar a chamada síndrome da "visão preguiçosa", uma disfunção que causa a redução ou perda da visão de um dos olhos. Neste caso, as partidas de Tetris ajudam a treinar os olhos a trabalharem juntos, já que a informação é distribuída entre eles de forma complementar. "A chave para melhorar a visão dos adultos, que atualmente não têm outras opções de tratamento, foi a criação de condições que permitam que os dois olhos cooperem pela primeira vez em uma determinada tarefa", explica o Dr. Robert Hess.
Mas não é só o Tetris que faz bem ao nosso corpo. Uma outra pesquisa recente comprovou que jogar vídeo game desenvolve melhor as regiões do cérebro responsáveis pela navegação espacial, formação de memória, habilidades motoras e até planejamento estratégico. "Enquanto estudos anteriores mostraram diferenças na estrutura cerebral dos jogadores, nossa pesquisa demonstra a ligação direta entre jogar vídeo game e um aumento significativo do cérebro. Isso prova que regiões específicas do cérebro podem ser treinadas por meio dos vídeo games”, disse Simone Kuhn, líder do relatório.


FONTE: http://canaltech.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...