Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

domingo, 28 de dezembro de 2014

Noções essenciais para manter seu PC sempre rápido e seguro

no computador


Para garantir que seu PC esteja sempre disponível e seguro são necessários alguns cuidados básicos e essenciais. Manutenções semanais no hardware e software são extremamente recomendadas e servem para resolver problemas existentes e prever problemas futuros. 

Cuidados com o Hardware

Sabemos que o hardware é a parte física do PC, ou seja, as placas e afins. A manutenção no hardware, sem dúvida, é uma das mais importantes na garantia da saúde do PC. Se o hardware funciona perfeitamente, muito provavelmente o software funcionará sem demais problemas. Do contrário, seria impossível utilizar o melhor software num hardware defeituoso. 
Para cuidar do hardware é necessário possuir conhecimento prévio no assunto, tal como montagem e manutenção de PCs. O recomendado é que a limpeza interna do hardware seja feita ao menos de 3 em 3 meses, desmontado-se o gabinete e eliminando a poeira de todas as peças essenciais: placa mãe, processador, memória, Hard Disk, Placa de vídeo, fonte etc. Além da poeira que se acumula no interior do gabinete, é de extrema importância fazer a limpeza e troca da pasta térmica do seu processador. Para isso, o chip deve ser removido com todo o cuidado e antes de recolocar o cooler, cobrir toda a área do processador com pasta térmica. Este procedimento tende a evitar que o processador aqueça demais e, por consequência, queime e pare de funcionar.
A placa mãe é o componente principal do hardware e é nela que os outros componentes se ligarão diretamente para trabalharem em conjunto. Para limpar a placa mãe, além de retirar a poeira com pincéis e aspiradores, é recomendado utilizar produtos específicos para limpeza de contatos (tipo spray) ou até mesmo o conhecido álcool isopropílico que possui concentração de água quase zero.
Intel
Quanto à memória RAM, a limpeza dela deve ser feita em seus contatos metálicos passando uma borracha escolar simples para remover sinais de enferrujamento e sujeiras acumuladas. Os slots de memória (locais onde elas são acopladas) também devem ser limpos com pincéis ou aspiradores apropriados e limpadores de contatos. O mesmo procedimento de limpeza com a borracha serve para as placas de vídeo e placas PCIePCI ou AGP.

Cuidados com o Software

O software é a parte lógica do seu PC, ou seja, o sistema operacional e os demais programas. É impossível utilizar uma máquina que possua o melhor hardware sem um software adequado para isso. Portanto, os cuidados essenciais com o software são manutenções semanais e mensais tais como: limpezas de disco, desfragmentação de disco, scan disk para verificação de defeitos no HD e limpezas no registro do Sistema Operacional. 
Basicamente a limpeza e desfragmentação de disco devem ser feitas semanalmente seguindo os passos abaixo:
* Acesse o "Meu Computador" através do atalho na área de trabalho ou das teclas de atalho (Windows + E).
* Clique com o botão direito do mouse sobre o disco que deseja fazer manutenção e clique em "Propriedades".
* Na aba "Ferramentas" (imagem abaixo) você poderá utilizar a opção de verificação e correção de erros (Scan Disk) e a desfragmentação do disco (reorganiza os espaços ocupados pelos arquivos e programas) que otimiza o uso do sistema e o deixa mais veloz.

Ferramentas de Manutenção

Otimizando a inicialização do Sistema

Para otimizar a inicialização do seu Sistema é necessário acessar o menu de configuração seguindo os passos abaixo: 
* Clique no menu iniciar e digite "msconfig.exe", sem aspas, para acessar a Configuração do Sistema: 
Configuração do SIstema
* Na aba "Inicialização do sistema" clique no botão "Opções Avançadas" e defina o número máximo de processadores e a quantidade máxima de memória:
Opções Avançadas de Inicialização 
* Na aba inicialização de programas, verifique se existe algum aplicativo irrelevante selecionado para iniciar com o sistema e desmarque-o. Caso não tenha certeza de qual aplicativo está desativando na inicialização, pode pular esta etapa, clicar em "Aplicar", "OK" e reiniciar a máquina. 

Esteja preparado para lidar com erros no Sistema

Um sistema operacional é bastante complexo em seu funcionamento. Por isso, erros poderão acontecer – e certamente aparecerão. Um dos erros mais comuns de acontecer é a tela azul. Quando este tipo de erro aparecer, por exemplo, anote o nome dele (como na imagem abaixo) e procure uma solução para o mesmo pela internet sempre que possível. Muitos destes erros ajudam muito no diagnóstico do problema e até mesmo na sua solução temporária ou definitiva. 
Erro tela Azul Windows

Mehorando o consumo de energia do PC

Muitos não utilizam e não conhecem, mas o próprio Sistema Operacional poderá ajudá-lo no consumo de energia com seu PC oferecendo planos preferenciais para isso. Acesse as Opções de Energia do PC entrando no Painel de Controle no contexto de Sistema e Segurança:
Opções de Energia
O recomendável é o plano equilibrado, que desliga o vídeo em caso de ociosidade no tempo definido pelo usuário e suspende a máquina para economizar a energia. 

Cuidados gerais

* Sempre que possível, faça o backup de seus arquivos pessoais preferencialmente em mídias externas, tais como: DVDs,pendrives, HDs externos ou mesmo na nuvem. Fazendo isto, se a máquina parar de funcionar ou o HD apresentar problemas mais graves, você garante a integridade de suas fotos e vídeos preferidos ao menos até a data em que a cópia foi feita.
* Em caso de exclusão acidental de arquivos pessoais, vale lembrar que eles podem ser recuperados acessando a lixeira e restaurando-os. Em casos mais extremos, quando utilizamos a combinação de teclas (SHIFT + DEL), estes arquivos não estarão na lixeira. A única alternativa, então, é apelar para os softwares de recuperação de dados. No entanto, é bom lembrar que estes softwares devem ser manuseados com cuidado e atenção e preferencialmente no momento do incidente. Do contrário, o local onde o sistema armazenava as informações no HD pode ser sobrescrito por novos dados de instalação de novos programas. 
* Ao instalar novos programas, preste bastante atenção para desmarcar as opções de instalação de barras de ferramentas e outros programas adicionais. Com o tempo, a tendência de instalação destes programas indesejados deixa a máquina mais lenta e o registro do sistema com mais lixo e sobrecarregado.
* Periodicamente utilize ferramentas de limpeza de registro. Estas ferramentas eliminam resquícios de programas que já foram desinstalados anteriormente, além de arquivos duplicados e danificados, melhorando a saúde geral do sistema.  


FONTE: 
http://canaltech.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...