Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

domingo, 28 de setembro de 2014

2G é mais usado que 3G no Brasil



Se o 3G é constantemente criticado pela má qualidade da rede, o novato 4G já deve estar com a orelha quente de tanto receber queixas. Mas o que pouca gente sabe é que, no Brasil, a modesta rede 2G ainda é dominante por ser a única a cobrir todos os municípios.

Segundo o presidente da Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações -, João Rezende, a situação deverá mudar a partir de junho, quando o terceira geração - lançada no país em 2008 - enfim será estendida a todo o território nacional. Atualmente, ela alcança 3.473 municípios, onde vive 90% da população.

A migração para a tecnologia sucessora acelerou-se em 2013. No início do ano passado, a vantagem em número de celulares era grande: 194,7 milhões  operavam em 2G contra 53,9 milhões no 3G. Ao longo do ano, o crescimento de 75% "roubou" 18% dos clientes que, pelo menos em tese, partiram para uma estrutura melhor e mais rápida.

Rezende atribui a mudança a duas variáveis principais: ao aumento da competição entre as teles - que leva para baixo os preços dos aparelhos e dos pacotes de dados - e ao crescimento da renda dos brasileiros. Com mais dinheiro no bolso, a tendência é que o povo amplie o investimento em smartphones.

“Esse aumento no número de usuários 3G exige cada vez mais investimentos em infraestrutura e banda por parte das empresas para que não tenhamos problemas com qualidade nos serviços”, afirmou o presidente da Anatel.


FONTE: http://olhardigital.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...