Banner

Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

domingo, 31 de agosto de 2014

Conheça 10 projetos fantásticos da Google

A Google, ao longo da sua existência, tem construído um universo de serviços e produtos que modificam diariamente a vida dos seres humanos, daqueles que têm a sorte de usar a Internet, claro! Mas a empresa de Mountain View tem os olhos sempre no futuro e foi-nos brindando com projectos fantásticos, uns no passado, outros no presente e muitos no futuro.

imagem_google_glass01_small

A Google nasceu oficialmente a 4 de Setembro de 1998 e, desde então, tem-nos premiado com muitos serviços fantásticos, com inovação e muita criatividade. A vida humana tem saído beneficiada com a acção desta empresa, deste embrião de génios. Vamos apontar apenas 10, sim apenas, porque existem dezenas ou centenas, mas 10 já mostram bem a importância da Google no mundo actual.

1. Carro sem condutor
 
Este será o primeiro projecto a ser mostrado pela sua ambição e pelo seu futurismo aplicado já nos dias de hoje, no presente.
O co-fundador da Google, Sergey Brin anunciou em Maio passado, na Code Conference, um novo protótipo de um carro autónomo, que obviamente não necessitará da acção humana para intervir em todas as acções necessárias para a condução do mesmo. Este protótipo, que já tem autorização nalguns países para circular, não tem o tradicional volante, acelerador e até o importante travão. Em vez disso, a Google “artilhou” o veículo com sensores que serão controlados por software.
A Google frisou que o novo conceito de carro autónomo é muito “básico”, podendo adaptar-se facilmente a diferentes casos de uso. Outro pormenor importantíssimo destes self-drive é a questão da segurança, daí o veículo ser bastante arredondado. De acordo com a Google, estes veículos inteligentes vêm com sensores capazes de “eliminar” pontos mortos e podem inclusive detectar objectos em todas as direcções a uma distância de mais de dois campos de futebol. A velocidade dos primeiros protótipos estará limitada aos 25 milhas por hora (cerca de 40 kM/h).

2. Projecto Loon
 imagem_projecto_loon
O projecto Loon pretende dar acesso à Internet em zonas remotas do Globo com a utilização de balões de ar quente que vão pairar livremente na estratosfera equipados com o equipamento necessário para disponibilizar esse acesso.
Os balões não vão ser controlados de forma rigorosa e vão estar a pairar livremente, podendo apenas ser controlados na altitude para que sigam uma corrente de ar particular e assim um rumo pretendido.
Estes balões vão estar a uma altitude de cerca de 20km, que é o dobro da que os voos comerciais utilizam, ficando assim garantidas todas as premissas de segurança necessárias.
Estes equipamentos vão ser compostos por um balão, um painel solar para alimentar de energia todo o equipamento e finalmente o equipamento de transmissão necessário para a ligação à Internet.

3. Papagaios de energia eólica
 imagem_papagaios_eolicos
A Google adquiriu a empresa Bay Area Technology para conseguir ter um equipamento capaz de gerar energia eólica através de turbinas colocadas nas asas de papagaios robotizados. Este projecto está nas mãos da Google desde o ano passado e tem criado expectativas de um futuro ambicioso.
E como trabalham estes geradores de energia?
A técnica, em grosso modo, é muito simples. A ideia é colocar estes geradores eólicos nas asas dos papagaios robotizados e fazer os mesmos levantar voo e criar um círculo de voo, conseguindo com esse movimento empurrar o vento para as suas hélices e, por sua vez, gerar energia.
Essa energia gerada pelas hélices é enviada para solo, para as centrais de recolha através de um cabo que fixa o papagaio ao solo. Este método é barato, simples e a Google necessita de substituir os brutais consumos de combustíveis fósseis por uma energia limpa e muito mais barata. Por que não ter robôs a gerar energia de forma barata e inovadora?

4. Calico – O Google e a promessa de vida eterna
 imagem_calico
A Google está já a pensar muito para lá desta vida, um plano ambicioso que concentra esforços e desafios em torno do envelhecimento humano, onde as respostas para as doenças são uma prioridade. Assim, pela mão de Larry Page, fundador da Google, foi anunciado em Setembro de 2013 o projecto que pretende estender a vida humana. Chamaram-lhe Calico.
A Time publicou no ano passado, à data do anúncio, uma entrevista exclusiva com Larry Page sobre este tema e apelidou de “corajosa” a iniciativa que está por trás do conceito Calico. “Será que as pessoas estão concentradas nas questões certas?”, perguntou o CEO do Google. “Uma das coisas que achava incrível seria encontrar a cura para o cancro, que poderia acrescentar até três anos à expectativa de vida de uma pessoa”.
 
5. Lentes de contato inteligentes
 
A mais recente criação da Google X para a área da saúde, é uma lente de contacto que pretende controlar a diabetes e alertar os utilizadores em caso de picos de glicemia.
Esta lente de contacto vai ser capaz de medir os níveis de açúcar nas lágrimas e alertar os utilizadores através de mensagens, via ligações wireless, para dispositivos móveis ou computadores pessoais.
Vai ainda ser capaz de monitorizar estes níveis, mantendo registos dos mesmos, para que os utilizadores possam controlar de forma mais eficaz os seus níveis.

6. Jetpack
 imagem_jetpack
Em Março deste ano, um dos especialistas da área aeronáutica da Google, deixou nalgumas publicações uma “ideia” que paira na cabeça dos responsáveis da Google: mochilas a jactos que podem ser utilizadas para transportar os seres humanos de forma rápida. Não é nada de novo, aliás o conceito foi mesmo já testado, apenas a ineficiência causada pelo barulho e instabilidade dos combustíveis levaram ao abandono deste projecto.
Em 1964, um piloto de testes, Robert Courter “explodiu” no ar quando testava uma invenção deste género. Com o avanço da tecnologia, com novas formas de proporção, em breve a Google de forma eficaz ter mais um meio de “transporte”.

7. Elevador Espacial
 imagem_elevador_espacial
Apareceu no New York Times a informação que a Google X tem na sua lista de desenvolvimento um projecto que inclui um “elevador espacial“. Segundo as informações conhecidas, este projecto é essencialmente um cabo ou torre preso à Terra que atinge o espaço, permitindo a visita ocasional, sem o barulho e sem despesas em foguetes e outros meio caríssimos de proporção.
É interessante perceber o que está por trás desta ideia, tal como podemos ver no vídeo em cima. Há ideias que se tornam, com os tempos, mais simples.

8. Teletransporte e levitação
 imagem_teletransporte
Novamente este é um projecto que, embora para já sem nada palpável, em concreto, está na mira da Google. As pesquisas da Google X caminham para um dia, quem sabe se neste século ou no próximo, as pessoas possam ser teletransportadas e até levitar.
O responsável por essa área na Google, Astro Teller, assim como toda a sua equipa, dizem que já gastam tempo a contemplar a levitação e o teletransporte. Há inclusive testes, no teletransporte, que já foi “testado”, contudo foi mais tarde abandonado.

9. Skates flutuantes
 imagem_skate_flutuante
Ainda sobre a levitação, a Google X observou que o engenheiro Dan Piponi tentou construir um protótipo de uma prancha. O dispositivo do tamanho de um livro foi coberto com ímanes circulares, aplicando as regras e técnicas da física que são usados nos comboios de levitação magnética, como já existe na China ou Japão.
Segundo a Google X: Estes sistemas “mag-lev” têm uma estrutura de estabilização que mantém os comboios no lugar enquanto pairam e circulam em frente numa única direcção. Isto não se consegue traduzir em pisos abertos com o mesmo tipo de ímanes circulares. Isto ainda está “verde” pela forma como estes skates se iriam deslocar, pois somente poderiam ter uma direcção e não ter a mobilidade que se pretende de um “equipamento” destes. Mas há já uma ideia do que existe e do que poderá melhorar no futuro.
 
10. Google Glass
 imagem_google_glass00_small
Foi sendo desenvolvido de forma muito discreta e sempre mantendo na sua base a inovação e a forma muito diferente de interagirmos com o mundo. Só que agora o Google Glass é uma realidade e está prestes a chegar a (quase) todos. A Google já os comercializa nos Estados Unidos e irá expandir estes óculos para quem os puder comprar. Estes óculos de “realidade aumentada”, podem servir para muitas acções e cada dia que passa mais funcionalidades são incluídas.
Ninguém está já indiferente ao que o Google Glass trará para o nosso dia-a-dia num futuro próximo. Ainda falta algum tempo para estar disponível de forma universal, mas o caminho está traçado e espera-se que o futuro chegue em breve!

Em resumo…
Estes são os fantásticos projectos que mudaram e outros que mudarão a vida de cada um de nós. A seu jeito, a Google, vai ao encontro de cada uma das necessidades dos humanos. Na Google hoje já se constrói o futuro.

FONTE: http://pplware.sapo.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...