Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

sábado, 30 de agosto de 2014

Com novo padrão Qi, você poderá carregar aparelhos sem fio e à curta distância

nokia Qi


Aos poucos, está se tornando comum o carregamento de dispositivos móveis sem fio. Esse processo, no entanto, tem sido prejudicado por ainda não haver nenhum padrão universal disponível. O Qi, no entanto, tem se mostrado a opção mais bem sucedida para atrair fabricantes e operadoras, sendo que mais de 200 já são parceiras da nova tecnologia. O padrão Qi foi criado pela WirelessPower Consortium (WPC) e é adotado por fabricantes como a Samsung, o que certamente coloca a tecnologia em outro patamar de abrangência.
O Qi utiliza carga por indução que possui algumas limitações, mas que é consideravelmente melhor do que o convencional carregamento por meio de um carregador com fio. Um dos entraves é que o usuário pode carregar apenas um único dispositivo por vez, sendo que o aparelho precisa estar em contato o tempo todo com a base de carregamento.
Contudo, segundo o que informa o site Engadget, a nova versão 1.2 promete utilizar tecnologia de ressonância magnética para o carregamento de aparelhos. Desse modo, será possível que vários dispositivos possam ser carregados ao mesmo tempo sem a necessidade de estarem em contato com a base de carregamento, já que a tecnologia permite uma distância de carregamento dos aparelhos de 45 milímetros ou 1,77 polegadas.
A versão 1.2 é compatível com as versões anteriores do padrão Qi. Assim, se você já possui um smartphone ou dispositivo com Qi built-in, poderá carregá-lo a uma distância de 35 milímetros de distância. Claro que a distância permitida para o carregamento ainda é muito pequena, no entanto, este é um dos primeiros passos para o carregamento de dispositivos a distâncias maiores por meio do padrão Qi. A expectativa é que as próximas versões permitam recarregamentos de smartphones e demais dispositivos a uma distância de alguns metros.

Padrão Qi

Dois concorrentes de padrões de carregamento sem fio, o Rezence e o Power Matters Alliance já adotaram a ressonância magnética em suas tecnologias. Contudo, o grupo WPC afirma que a versão 1.2 de seu padrão é mais eficiente energicamente e possui maior suporte das fabricantes, o que traz uma considerável diferença na hora de adaptar ou inserir a tecnologia para cada tipo de dispositivo. Além disso, o Qi tem maiores chances de se popularizar mais rapidamente que os concorrentes.
Os representantes do WPC não disponibilizaram estatísticas específicas sobre a eficiência energética do padrão, mas, desde os primeiros produtos ainda em desenvolvimento, foi possível notar algo entre 70% a 80%.
A versão 1.2 do Qi deve chegar ao mercado ainda este ano, mas é importante ressaltar que aparelhos adaptados a essa versão só devem chegar a partir de 2015.


Fonte: http://canaltech.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...