Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Conheça o projeto Console OS, Android e Windows em uma mesma plataforma

Uma nova e ousada empreitada promete fazer com que usuários utilizem, em uma mesma plataforma, dois dos sistemas operacionais mais populares da atualidade. Sob o nome de Console OS, o projeto visa "integrar" os sistemas Android e Windows em um mesmo PC. E não apenas computadores poderiam se tornar híbridos; tablets com x86 e outros "2 em 1" seriam também capazes de rodar o aplicativo –  que visa fazer do Android "o sistema primário de PCs".
Idealizado pelos mesmos criadores do sistema para jogos Android via PC iConsole.tv, o Console OS não se constitui como um emulador do software para mobile da Google. Durante os últimos 18 meses, os desenvolvedores adaptaram a interface Android para “ser ótima ao trabalhar junto a PCs”, conforme explicam também os programadores na própria página do site de financiamento coletivo Kickstarter.
“Como você usa o Console OS? Isso é o que faz do programa algo tão bom: você pode tanto instalá-lo em uma partição interna de seu computador quanto rodá-lo a partir de um disco externo conectado via cabo USB”, observam os idealizadores do projeto. Naturalmente, para que o auspicioso projeto saia do papel, o valor de US$ 50 mil deve ser angariado pela Mobile Media Ventures, Inc. (MMV), companhia responsável pelo desenvolvimento de Console OS.

Recursos e experiência gamer aprimorada

A adaptação do sistema operacional Android para PCs foi feita aparentemente de modo cauteloso. Os comandos por toques, recurso fundamental da interface pertencente à Google, foram traduzidos de forma “amigável” para os computadores; não será necessário, portanto, se preocupar com o suporte a monitores multitoque – displays que admitem comandos por meio de toque são também compatíveis com o Console OS. “É claro que você pode usá-los. Suportamos plenamente várias telas multitouch; isso pode transformar os maiores e menores computadores em gigantes aparelhos Android multitoque”, esclarece a MMV.

Suporte a comandos por gestos, gerenciador de aplicações, alternância rápida entre ambos os sistemas operacionais e acesso remoto são outros dos recursos oferecidos por Console OS. Mas o que tem se destacado no projeto não é somente a possibilidade de acesso às “versões nativas” de ambos os sistemas; a experiência gamer, conforme se pode perceber a partir da demonstração feita pelo vídeo acima, configura-se como uma das principais frentes de ataque da empreitada. “Durante a GDC, mostramos como o OpenGL ES 3.1 (...) vai fazer do Console OS e Android plataformas principais voltadas a jogos”, destacam os programadores.

Compatibilidade

Até o momento, apenas alguns modelos de PCs são capazes de rodar o Console OS (confira a lista completa por meio deste link). O suporte a sistemas adicionais será possível apenas se fundos suficientes forem arrecadados. “Quanto ao Macintosh e Surface Pro, iremos suportá-los também se conseguirmos o retorno esperado” – todas as especificações e condições para a futura instalação do Console OS podem ser consultadas na página do projeto no Kickstarter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...