Por mais que se diga o contrário atualmente, a televisão é algo que sempre chama a atenção. Se não é pela programação às vezes sofrível da maioria dos canais abertos (e até de alguns fechados), pelo menos no tocante às tecnologias envolvidas as TVs sempre nos deixam impressionados com as novidades e avanços interessantes desenvolvidos por suas fabricantes.
Grandes empresas do setor resolveram apostar na mais nova tendência em aparelhos de TV na edição desse ano da Consumer Electronics Show (CES), que ocorre todos os anos em Las Vegas: as telas Ultra HD, também conhecidas como telas de resolução 4K. As super resoluções recebem esse nome pelo fato de quase alcançarem a marca dos quatro mil pixels ne diagonal (geralmente uma tela 4K tem 3840 pixels de largura por 2160 de altura), o que permite que mal consigamos imaginar uma belezinha destas em nossa sala de estar.
Evidentemente, a aposta de fabricantes como LG, Sony e Samsung é alavancar as vendas de seus novos modelos de TVs 4K anunciados na última segunda-feira (06) tendo a vindoura Copa do Mundo como grande motivadora. Mas apesar de televisores com esse tipo de resolução já existirem no mercado desde o ano passado, a adesão a esse produto por parte dos consumidores continua em baixos patamares: dados da Associação de Eletrônica de Consumo (CEA, organizadora do CES) indicam números de vendas na casa dos 2 milhões a 2,5 milhões de unidades.
Na opinião dos especialistas o motivo é bastante claro: não há conteúdo em abundância que tenha uma resolução satisfatória para as TVs 4K: boa parte do que se assiste nas TVs (e em quase tudo quanto é monitor disponível hoje em dia) chega apenas à maior resolução mais popularizada hoje, a Full HD (1920 x 1080 píxels), o que torna desinteressante a ideia de o consumidor comprar uma TV de resolução Ultra HD. Mike Lucas, responsável pela divisão de eletrodomésticos da Sony, confirma: "É um clichê dizer que o conteúdo é rei, mas quando falamos da televisão 4K ultra HD, é ele quem reina sobre as decisões dos consumidores".
O streaming é a chave?
Qual seria a saída, então? Para as empresas presentes na CES, a solução, ainda que provisória, é buscar a ajuda de outras empresas que estejam dispostas a fornecer conteúdo compatível com seus produtos, na esperança de chamar a atenção dos usuários. A Netflix deverá ser um dos maiores atrativos: a empresa americana de transmissão de conteúdo sob demanda já deverá contar com sua presença em vários modelos de TVs anunciados nesta semana.
A Samsung também correu atrás de operadoras de TV por assinatura como ComCast e DirecTV para que elas ofereçam filmes, seriados e outros programas em resolução 4K em suas grades de programação.
Quem também deverá seguir a tendência das super resoluções é a Amazon, que anunciou que produzirá seriados em 4K. O Google também se manifestou e, através do YouTube, deverá fazer demonstrações de transmissão de vídeos em ultra alta resolução durante o evento.
Nem só de TV é feito o 4K
Outras tecnologias interessantes que chegarão para complementar as TVs de ultra resolução também estão sendo mostradas na CES.
Uma delas vem de uma empresa californiana chamada Nanotech. Trata-se do set-top-box Nuvola: o aparelho, que roda a versão 4.2 Jelly Bean do Android e é dotado de um chip NVIDIA Tegra 4, permitirá a reprodução de vídeos em resolução 4K, seja de fontes externas, seja do acervo local do usuário. Além disso, ele também permitirá rodar games e aplicativos da Google Play e da loja online da NVIDIA. David Foley, um dos fundadores da fabricante do Nuvola, afirma que um dos maiores diferenciais do aparelho é se adaptar à qualidade da conexão com a internet, o que teoricamente dispensaria conexões avançadas como as de fibra óptica, que ainda estão bem caras para o usuário final.
Já a Dolby, empresa especializada em tecnologias de produção de áudio e vídeo, deverá mostrar sua nova tecnologia Dolby Vision, cuja promessa é uma qualidade de imagem nunca antes vista, com cores e níveis de contrastes mais próximos da realidade. E é claro, totalmente compatíveis com as enormes telas 4K dos novos televisores.
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