Uma pesquisa feita pelas empresas IBOPE e Target Group Index (TGI) revela alguns hábitos da população brasileira em relação ao mundo offline e online. De acordo com o estudo, a audiência da TV ainda é o meio de comunicação predominante no país, com 92% de usuários que ainda assistem a seus programas pelo aparelho convencional, e não pelo computador.
Segundo o eMarketer, o relatório afirma que apenas 6% das pessoas assistem a televisão pela internet. Os números são praticamente os mesmos no Brasil e na América Latina. Por outro lado, mesmo que muitos consumidores ainda resistam à migração de aparelhos offline para produtos conectados, cresce cada vez mais o uso simultâneo de dispositivos como a TV e o celular. Segundo dados da pesquisa, 32% dos usuários assistem à TV e acessam a internet ao mesmo tempo.
O mais curioso é que alguns meios de comunicação considerados ultrapassados ainda figuram na lista dos mais utilizados. 22% dos entrevistados afirmam ler jornal enquanto assistem a televisão e 18% navegam na internet ouvindo rádio simultaneamente.
Além disso, tanto o rádio quanto o jornal foram algumas das mídias que mais cresceram no Brasil, mesmo com a chegada de novas tecnologias digitais. Cerca de 5% dos usuários ouvem rádio pela internet ou offline – dessa quantidade, 1% alega ouvir suas estações favoritas apenas pela web. Já o jornal teve 7% de leitores nos modos online e offline, sendo que 7% diz ler apenas nainternet.
A tendência da chamada segunda tela deve se expandir no Brasil nos próximos anos. Em maio de 2013, a Ericsson publicou um estudo que aponta que 59% dos usuários de internet banda larga utilizam aplicativos do celular para pesquisar sobre aquilo que estão assistindo pelo televisor. Hoje, os internautas brasileiros constituem a terceira maior população do mundo que usa duas telas ao mesmo tempo, ficando atrás apenas da Irlanda e da China.
Fonte: http://canaltech.com.br/
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