Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Análise: Samsung Ativ Book 9 Lite

samsung ativ book 9 lite


A família Ativ Book da Samsung nada mais é do que uma denominação única para notebooks, Ultrabooks e ultrafinos. Antes, os Ultrabooks eram classificados por séries (série 5, série 7 e assim por diante) e os notebooks... bem, como notebooks mesmo. Com o Ativ Book, temos desde os notebooks mais simples, como o Ativ Book 2 e Ativ Book 4, até os modelos mais avançados, como o Ativ Book 9. Mas a brincadeira não para por aí. Dentro de uma mesma numeração, temos um desmembramento de configurações.
O Ativ Book 9 é modelo mais avançado da Samsung, e vem em três "sabores" diferentes: o Ativ Book 9 convencional, o Ativ Book 9 Plus, com altíssima resolução de tela e configuração cavalar, e o Ativ Book 9 Lite, mais básico, que é o que vamos conhecer. Visualmente todos eles são idênticos, trazendo o mesmo design, mas estruturas e especificações diferentes, dependendo do que o usuário procura e, claro, está disposto a pagar.


Design

O visual do Ativ Book 9 Lite é basicamente o mesmo de um Ativ Book 9 ou Ativ Book 9 Pro (que, por sua vez, segue a mesma linha do Samsung Série 9 da geração anterior), só que ele é inteiramente construído em plástico. Tanto o layout geral quanto o o design seguem a mesma linha, só que sem uma parte em metal sequer. Ou seja: bonito, porém de plástico. Sinceramente, não acreditamos que um modelo com estrutura de plástico seja automaticamente taxado como "barato", já que ele é um produto bonito e que chama a atenção de quem está passando por perto.
Ele herda também as maiores vantagens dos modelos mais caros, como a espesurra de menos de 1,7 centímetros na parte mais grossa e o confortável peso de 1,44 Kg, o suficiente para praticamente não fazer diferença na mochila. Como ferramenta de trabalho portátil, ele é realmente uma mão na roda, juntando um design acima da média a um teclado extremamente confortável para digitação prolongada (embora não seja retroiluminado como os irmãos mais caros) e um touchpad que, embora seja de plástico, dispensa facilmente um mouse pelo tamanho e precisão.
Algumas coisas são perdidas pela espessura mais fina, como é o caso de trazer somente duas portas USB (uma 2.0 e uma 3.0), além de necessitar de adaptadores para as saídas HDMI e VGA (e nenhum dos adaptadores está incluso) e até ethernet, mas ainda há espaço para um conector de fone de ouvido. A tela não traz nada de especial, com resolução de 1366x768 e, embora seja sensível ao toque em alguns modelos, possui baixíssimos ângulos de visão e reflete bastante. A qualidade de reprodução de cores está dentro do esperado, com um nível decente de saturação e contraste, mas não se diferencia de modelos mais básicos.

Configuração

Talvez o item mais "Lite" do Ativ Book 9 Lite seja a sua configuração. A etiqueta "Samsung quad-core de 1,4 GHz" nos fez acreditar que o processador era um modelo da família Exynos da empresa. Mas, "peraí". O Windows 8 não é RT, o que nos deixou curiosos. Na verdade, temos um processador AMD da série Kabini, que na verdade é uma APU A4 quad-core de 1,0 GHz, mas, com as modificações feitas pela Samsung, pode chegar a 1,4 GHz quando conectado à tomada.
Essa APU combinada com 4 GB de memória RAM DDR3, GPU Radeon HD 8250 e disco SSD de 128 GB faz do Ativ Book 9 Lite uma máquina rápida para a maioria das tarefas, mas nada de exigir muito. Aplicativos que fazem uso intensivo de CPU ou de GPU dão trabalho para essa configuração – nós mesmos tivemos alguma dificuldade para editar fotos em alta definição. Já os vídeos em alta deinifição, por outro lado, rodam que é uma beleza, mostrando que a GPU é otimizada para decodificá-los via hardware.
Percebemos que essa não é uma máquina para usuários um pouco mais exigentes, e não estamos falando de um nível muito alto de exigência. Editar textos, navegar na internet e assim por diante até vai, em especial pela GPU e disco SSD. Mas nada de tarefas pesadas, nem mesmo de tentar rodar games um pouco mais antigos. Não rola. O foco do Ativ Book 9 Lite é atender ao público que quer uma máquina que ligue rápido (ele liga em menos de 3 segundos) e aguente um bom tempo fora da tomada.
Samsung promete 8 horas de bateria, tanto no modelo com tela sensível ao toque como no convencional. Ficamos bastante céticos, e com razão, já que com uso leve ele aguenta cerca de 6 horas, um número excelente, mas longe de cumprir a promessa da propaganda. Até conseguimos fazer ele ficar "em pé" durante 8 horas, mas com o brilho no mínimo e somente com tarefas básicas, um cenário pouco provável de uso, diga-se de passagem.

Considerações finais

Samsung tem focado mais na parte de software do que em hardware, ultimamente. Basta ver o Galaxy Note III, um aparelho que compensa o upgrade para quem tem o Galaxy Note II não pela configuração, mas pelo conjunto de software mais avançado e que roda mais liso. No caso do Ativ Book 9 Lite não é diferente, com programas proprietários da Samsung que pretendem ser o diferencial entre ele e outros concorrentes.
O Windows 8 que vem pré-instalado já vem com vários aplicativos otimizados para telas sensíveis ao toque, caso do S Photo Studio e Samsung Story. Eles são até úteis, mas não acreditamos que seja a diferença entre este e um outro modelo. O que vimos que agrega (segundo o Rei do Camarote) funções para o usuário é o HomeSync Lite. Resumidamente, ele é um sincronizador entre a máquina e um smartphone, necessariamente um Galaxy que não tenha sido rootado.

A utilidade que vimos foi a seguinte: quando estamos na frente de um computador, geralmente o smartphone fica ao lado, o que nos obriga a nos distratir e pegá-lo para ver notificações (caso do Whatsapp). O Sidesync Lite mostra o seu Galaxy na tela do computador e perimte controlá-lo remotamente, sendo muito útil por uma série de motivos. Ou seja, se você tem um Galaxy, preferencialmente um modelo mais recente, esse recurso realmente pode ser um diferencial em relação aos concorrentes.
Por último, vale a pena destacar o driver de som SoundAlive da Samsung. Assim como o Sonic Master dos notebooks ASUS, ele é capaz de fornecer uma qualidade de áudio bastante limpa e livre de distorções, mas, como não possui um subwoofer (fisicamente impossível devido à espessura), os graves são bem fracos. Com fones de ouvido, a qualidade que observamos foi semelhante, embora um pouco inferior, à de modelos equipados com o Beats Audio, mas ainda assim capaz de atender aos usuários um pouco mais exigentes.

Conclusão

Apesar de ser a versão "Lite" de modelos mais avançados, o preço sugerido do Ativ Book 9 Lite não tem nada de acessível. Os valores são de R$ 2.999 para o modelo sem tela sensível ao toque e R$ 3.299 caso você faça questão desse recurso. Vale a pena? Não pela configuração, nem pela tela, nem pela construção em plástico e assim por diante. O "valer a pena" é bem restrito nesse caso.
Se você está em busca de um modelo fino, leve com uma boa autonomia de bateria e um design acima da média, apesar da configuração mais simples, E possui um smartphone Galaxy, ele pode sim valer a pena. Agora, colocando-o lado a lado com modelos da mesma faixa de preços e considerando-o somente como um ultrafino, acreditamos que há vários opções melhores por aí.

Vantagens
  • Extremamente compacto e leve;
  • Autonomia de bateria bem acima da média;
  • Teclado e touchpad confortáveis e bem projetados;
  • Disco SSD como armazenamento primário;
  • Tela sensível ao toque de com alta precisão e suporte a até 10 toque simultâneos (em alguns modelos).

Desvantagens
  • Preço muito alto pelos recursos que oferece;
  • O HomeSync é compatível somente com o Android, em especial alguns modelos da linha Galaxy;
  • Configuração deixa a desejar para usuários mais exigentes;
  • Inteiramente de plástico. Nem o touchpad escapou. 


Fonte: 




####################################################
Confira Agora Nossa Redes Sociais:


####################################################

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...