Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

terça-feira, 26 de novembro de 2013

19 sinais de que está na hora de deixar o smartphone de lado. Confira a lista e depois conte-nos com quantos destes itens você se identificou

Dormir com celular


Você é uma pessoa muito apegada aos seus aparelhos? Só de pensar em ficar desconectado, já começa a suar? Você não está sozinho. Cada vez mais e mais pessoas têm passado um tempo maior com suas pequenas telas, ficando online mais que cinco horas por dia.

Você ao menos tenta controlar seu vício? Independente de estar viciado em Facebook ou se não consegue parar de rolar a timeline do Twitter durante o jantar, chega um momento em que é preciso dar um tempo para seu smartphone. A seguir, 19 sinais de que você precisa se desconectar.

01. Sua visão está embaçada

Seus olhos estão ficando com a visão turva? Vai ver é apenas uma regressão natural... ou é culpa sua. Um estudo de 2011 apontou que todo o esforço que fazemos para ler nossas pequenas telas causa uma carga imensa nos olhos. Cerca de 90% das pessoas que encaram dispositivos digitais por mais que duas horas por dia acabam experimentando complexos problemas de visão, incluindo olhos secos e visão turva.

02. Ficar longe do smartphone te causa pânico

Quando você percebe que o telefone não está no bolso ou que o esqueceu em casa, seu coração acelera ou então dá aquela rápida parada nos batimentos? Isso não é legal. A ideia de estar desconectado por um período extenso de tempo pode causar pânico em muitas pessoas. Nos Estados Unidos, um estudo de 2012 apontou que 73% das pessoas entram nesse estado quando longe de seus dispositivos.

03. Você trabalha mesmo após o horário comercial

Não para de verificar os e-mails após o jantar ou durante o casamento daquela sua prima? Olha, pode estar na hora de um pequeno desapego digital. Um estudo do ano passado, conduzido pela Good Techonology, concluiu que 80% dos americanos admitem trabalhar além do horário normal. Está pensando em ler aquele e-mail ou atender uma ligação aqui e ali? Pense outra vez. No fim das contas, os funcionários têm gastado cerca de sete horas semanais trabalhando fora do escritório, o que é quase um dia inteiro de trabalho em horário normal.

04. Você tem dores de cabeça latejantes

Não é apenas seu olho que fica cansado. Ficar encarando uma tela por muito tempo pode resultar também em fadiga e dores de cabeça. E não é o único efeito causado pela vida digital em nossos cérebros. Um outro estudo aponta que smartphones podem estar causando "demência digital", o que desenvolve problemas cognitivos e perda de memória de curto prazo. Ao menos use o F.luxpara não danificar tanto sua visão!

05. Você não faz ideia de como chegar nos lugares sem o Google Maps

Como assim? Nem mesmo o caminho da padaria da esquina você conhece? Olha, melhor deixar o telefone de lado um pouco e começar a conhecer o mundo ao redor da sua casa e sua cidade.

6. Seu sono é sofrível

Caso seu aparelho tenha um cantinho perto do seu travesseiro, pode ser uma boa ideia repensar seus hábitos ao telefone. Ele pode estar sabotando seu sono. Estudos apontam que exposição prolongada a telefones celulares antes de ir dormir dificulta pegar no sono e não te deixa descansar corretamente. Sem contar que há sempre a tentação de checar suas notificações logo antes de fechar os olhos. Está tendo problemas em alcançar o número de horas de sono recomendadas? Experimente desconectar seu telefone antes de deitar.

07. Você sente vibrações fantasmas

Você sente seu telefone vibrar só para descobrir que ele não estava ali? Isso não é algo que só acontece com você. Na verdade, essa sensação é tão comum que começou a ganhar atenção da comunidade médica. Ano passado, um estudo apontou que a Síndrome da Vibração Fantasma é um fenômeno que acomete uma grande quantidade de jovens adultos aproximadamente uma vez a cada duas semanas. Ele também sugere que quem sofre disso mostra sintomas de dependência de mensagens de texto, um sinal de que é hora de desconectar um pouco.

08. Termos como LOL e #hashtag fazem parte do seu vocabulário

Grandes planos para o fim de semana? #queexcitante! Mas se você realmente falou "hashtag", LOL, BRB ou qualquer outra gíria da internet numa conversa no mundo real, está na hora de se afastar do telefone.

09. Suas mãos não se abrem mais

Quando ficamos muito tempo segurando um smartphone com uma mão só, ela pode acabar contraída e/ou dolorida. Caso sinta a necessidade de esticar e estalar seus dedos após usar o smartphone, pode estar na hora de ficar desconectado por um tempo.

PS.: esse ponto não tem base médica, mas pode acontecer.

10. Você conversa com quem está do seu lado por texto

Para que gastar saliva quando podemos digitar, certo? Errado. Se você conversa com as pessoas que estão em cômodos diferentes ou bem ao seu lado usando mensagens de texto, largue já esse smartphone!

11. O telefone te acompanha ao banheiro

Caso seu telefone vá com você a todo lugar – incluindo o banheiro – é um claro sinal de que está na hora de largá-lo um pouco. Uma pesquisa recente do HuffPost mostrou que aproximadamente 50% dos usuários de smartphone entre 18 e 29 anos levam seus aparelhos para o banheiro. Um estudo da LG também apontou que 77% dos americanos usam o smartphone enquanto estão no quarto, mesmo quando acompanhados.

12. Você envia mais fotos de comida para o Instagram do que come

Existem atualmente mais de 5 milhões de fotos com a tag "comida" publicadas no Instagram. Elas representam o tempo que você gasta compartilhando sua comida nas redes sociais em vez de aproveitá-la ou respeitar quem está bem na sua frente, o que pode comprometer seus relacionamentos. Estudos realizados pela Universidade de Essex descobriram que se um telefone fica visível durante uma conversa, isso faz com que as pessoas se sintam menos positivas em relação a quem elas estão conversando.

13. Você já não sabe manter contato visual

Contato visual olho-a-olho está caindo em desuso e nossa tecnologia pode ser a culpada. Uma empresa de análises de comunicação apontou que adultos realizam contato visual entre 30 a 60% do tempo de conversa. Pode até parecer um número decente, mas para que haja uma conexão emocional, o contato visual deve durar entre 60 e 70% do tempo de conversa. Se você se encontra precisando olhar para baixo em direção ao seu telefone enquanto interage com alguém, está na hora de deixar seu aparelho de lado.

14. Você não falou com alguém em meses...

...mas mesmo assim sabe tudo o que acontece na vida dela graças às redes sociais.

15. Seus pensamentos têm no máximo 140 caracteres

Vamos, admita: a primeira coisa que você pensou ao conseguir aquele novo emprego foi como compartilhar isso no Twitter. Ou acha que é necessário tweetar sobre aquele casal bem ali discutindo no metrô. Compartilhamento excessivo é um problema frequente nas redes sociais e você pode causar um impacto negativo nos seus relacionamentos, portanto pense duas vezes antes de postar algo.

16. O último número de telefone que você lembra foi 10 anos atrás

Hoje é tudo mensagem de texto, fotos e vídeos via WhatsApp.

17. Sua postura é horrível

Você é quase um Corcunda de Notre Dame por causa dos seus hábitos com o smartphone. Quando digitamos, nossos corpos automaticamente se inclinam pra frente, causando dores em nossos pescoços e costas. Os músculos se acomodam na posição que você fica mais naturalmente, o que leva a dores e problemas de postura.

18. Você perde a noção das redondezas

É quase impossível para nosso cérebro processar o que acontece ao nosso redor e o que estamos digitando, ou seja, ele não é bom em multitarefas. Caso tenha hábitos frequentes de digitar enquanto dirige ou escrever enquanto caminha, está na hora de dar um tempo e focar em apenas uma coisa de cada vez.

19. Você sente a necessidade de documentar cada ocasião

Ou tirar um auto retrato em todo lugar.
...
Se todos ou muitos desses pontos fizeram você se identificar, está na hora de criar melhores políticas para uso do smartphone para evitar problemas de saúde, de relacionamento e outros efeitos indesejados. Não se deixe ser tão dependente de tecnologia a ponto dela lhe causar tantos problemas. Use com moderação!


Fonte: 
http://canaltech.com.br



####################################################
Confira Agora Nossa Redes Sociais:


####################################################

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...