O Ubuntu Edge não atingiu sua meta de financiamento para se tornar uma realidade, mas isso não significa que a plataforma Ubuntu para smartphones esteja morta. Na verdade, ela está em fase final de gestação e deve ser lançada em menos de um mês.
A Canonical, empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma, marcou a data de lançamento para dia 17 de outubro. E os primeiros dispositivos a receber a plataforma serão os da linha Nexus, do Google, incluindo o Galaxy Nexus, Nexus 4, Nexus 7 e Nexus 10.
Enquanto a data não chega, a Canonical pede aos desenvolvedores que baixem as ROMs disponíveis e ajudem a encontrar e reportar bugs no sistema, para que tudo esteja funcionando redondo quando o dia chegar.
A versão para desenvolvedores do Ubuntu Touch foi liberada em fevereiro, já funcionando com os aparelhos da linha Nexus. O Ubuntu Touch é basicamente uma versão mobile do Ubuntu para desktops, que é hoje a distribuição Linux mais usada no mundo.
Quem quiser os dispositivos que já saiam de fábrica com o sistema, terá que esperar ao menos até o começo do ano que vem. Apesar disso, a empresa ainda não revelou quais fabricantes ou que tipo de modelos adotarão a plataforma.
Fonte: http://canaltech.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário