Estamos a poucos dias da apresentação do novo topo de gama da Google e da nova versão do Android 4.4 KitKat, anteriormente chamado de Key Lime Pie.
Ainda não se sabe muitas coisas sobre a nova versão do Android, e as novidades que têm aparecido têm suscitando bastantes dúvidas quanto a sua veracidade. Mas essas duvidas podem ter acabado com o recente leak de imagens do Android 4.4 KitKat.
Desde os primeiros rumores que se deu conta que a Google iria apresentar algumas alterações a nível de design, mas até agora a ideia passava por serem alterações simples, diga-se não tão radicais.
As primeiras alterações que se deram conta é que a gigante das pesquisas iria deixar cair o uso do azul na cor das letras no statusbar e algumas aplicações nativas iriam passar a ter fundo branco em vez do preto azulado. O Android 3.0 Honeycomb introduziu a interface Holo Dark que se estendeu até ao Android 4.3, tendo sofrido várias alterações desde o seu aparecimento, a nova versão irá introduzir o Holo Light.
O Holo Light traduz-se no uso de ícones mais simples (estilo flat), letras em cor branca onde antes eram em azul, fundo branco ou cores mais claras nas aplicações nativas. Desta forma a interface seria a mesma que a usada nas versões anteriores mas com alterações nas cores. Mas pode não ser bem assim e as alterações irem significativamente mais além.
Podemos ver na imagem abaixo o Holo Light no gestor de downloads do Android.
De acordo com o recente leak apresentado por um blog italiano chamado de TuttoAndroid, a Google pode ter ido mais longe e poderá apresentar alterações mais radicais na interface da nova versão do Android.
O blog revelou algumas fotografias supostamente tiradas a um Nexus 5. Nas imagens podemos ver as seguintes alterações:
- Barra de estado transparente com ícones brancos.
- Barra de navegação, conhecidas também por soft keys, transparentes.
- Alguns novos ícones, como o do dialer, em principio a aplicação também terá novo design.
- Possibilidade de adicionar mais do que 5 homescreens.
- Novos wallpapers.
- Possibilidade de dizer “OK, Google” a partir do homescreen para activar o Google Now.
- Lista de aplicações (App Drawer) transparente.
- Os widgets deixaram de estar presentes na lista de aplicações, vão voltar a estar disponíveis via long press no homescreen.
- Indicador de posição deixou de ser uma linha azul a passa ser pontos brancos meios transparentes.
- O browser nativo que tem vindo até hoje vai desistir e dar lugar ao Google Chrome.
- As aplicações Galeria e SMS também deixaram de existir e vão dar lugar ao Google Photos e ao Hangouts.
- O lockscreen é semelhante ao do Android 4.2 e 4.3, mas com algumas melhorias de acessibilidade.
- A imagem animada do boot também será diferente, pelo que parece será a mesma presente nas versões Google Play Edition do Galaxy S4 e do HTC One.
- Entre outras novidades que só ficaremos a conhecer na apresentação desta nova versão.
A interface continuará semelhante à das versões anteriores do Android, mas mais bonita e limpa como se pode ver pelas imagens.
Um dos contras do Android, apontado por várias utilizadores, tem sido a interface, apesar de ser leve e funcional, é bastante escura e sem cores agradáveis. A falta da possibilidade de personalizar o sistema sem ser necessário ROOT, também é um dos pontos negativos do Android.
Apareceu há umas semanas umas supostas imagens do dialer e da aplicação mensagens. Na altura foram dadas como falsas.
No entanto, face a este novo leak, essas imagens já parecem ter algumas semelhanças. Ora vejam:
Pode-se ver também que na segunda imagem a barra de navegação é transparente assumindo assim a cor cinzenta em fundo branco. Na primeira imagem a barra de navegação fica a preto possivelmente para não se confundir com a barra do fundo em azul da aplicação telefone.
Apesar das evidências, estas informações não passam de rumores até que haja confirmações oficiais ou serem confirmadas na apresentação. Mas ao serem verdadeiras, vemos uma grande lufada de ar fresco no Android que deverá ser colmatada com grandes novidades e melhorias internas (a nível do código).
Muitos utilizadores deverão ficar reticentes quanto à ideia da Google juntar a aplicação SMS / MMS ao Hangouts, visto que esta aplicação tem dado imensos problemas aos utilizadores por consumir imensos recursos e por não ter uma interface devidamente User-Friendly.
Mas uma vez que esta junção é mais do que certa perante recentes informações, a gigante das pesquisas deve ter efectuado imensas melhorias na aplicação Hangouts. Caso contrário a aplicação deixará de ser utilizável para ser ridícula e dar lugar a outras como à Handcent SMS ou Go SMS.
Para além destas novidades, a Google vai introduzir um sistema de localização para equipamentos perdidos melhorado com opção para localização de grande precisão através do funcionamento conjunto do GPS, WiFi e internet móvel.
Este sistema de localização também irá funcionar mesmo que o equipamento tenha pouca bateria.
Nas definições também foi adicionada uma opção chamada de Tap & Pay para pagamentos pelo Google Wallet via NFC.
Já não faltam muitos dias para ficarmos a se estas informações, imagens e todos os outros rumores que mostramos até agora, se são verdadeiros ou falsos. O evento de apresentação do novo Nexus 5 e do Android 4.4 KitKat terá lugar no dia 14 ou 15, em principio, e a disponibilização para o mercado será feita na última semana deste mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário