Competir com o Google Brasil nas buscas é entrar em um terreno espinhoso: Bing e Yahoo! tentam há anos quebrar a hegemonia da empresa mas detêm apenas 5% de participação. O próximo a se lançar ao desafio é o gigante chinês Baidu, segundo maior site de pesquisas do mundo, que considera lançar em 2014 uma versão em português.
Em fase de testes, o buscador é guardado a sete chaves e está sendo aprimorado para compreender o idioma e entregar respostas relevantes. O Olhar Digital teve acesso exclusivo a um vídeo que revela o funcionamento do algoritmo Aladdin (em referência ao gênio da lâmpada), a grande aposta do Baidu para se diferenciar dos concorrentes.
Apresentado como a "nova geração na experiência de buscas", o Aladdin permite ao usuário assistir a vídeos, ouvir músicas e jogar games diretamente na página de exibição dos resultados, sem precisar ir até os sites. Tudo indica que os brasileiros terão acesso a este recurso, que depende de parcerias com os produtores de conteúdo.
Apresentado como a "nova geração na experiência de buscas", o Aladdin permite ao usuário assistir a vídeos, ouvir músicas e jogar games diretamente na página de exibição dos resultados, sem precisar ir até os sites. Tudo indica que os brasileiros terão acesso a este recurso, que depende de parcerias com os produtores de conteúdo.
O vídeo foi gravado em inglês:
O "Google chinês", como é conhecido, é a maior empresa de internet em seu país e tem valor de mercado estimado em US$ 53 bilhões na Nasdaq, nos EUA. A complexidade do idioma afugentou plataformas estrangeiras e abriu caminho para que o Baidu dominasse 83% das buscas na China. Por dia, segundo a companhia, 500 milhões de pessoas acessam seus mais variados produtos, sendo que 8% do público vem de outros países que assimilam a língua.
De olho na internacionalização, o Baidu abriu escritório no Brasil em 2012 para estudar o mercado e entender o comportamento do internauta. Segundo o gerente de marketing, Felipe Zmoginski, encarar o Google de frente não é o objetivo neste primeiro momento. “Não estamos focados em concorrentes e nossa proposta agora não é gerar receita. O Baidu quer ser uma alternativa e ajudar a desenvolver a internet brasileira”, analisa. Além de São Paulo, a empresa também se instalou no Japão, Taiwan, Tailândia e Egito porque diz priorizar países que não falam inglês.
Este ano, o Baidu trouxe cinco dos quase 100 produtos de seu portifólio para testar a adesão do público brasileiro. Baidu Antivírus, Spark Browser (navegador), PC Faster (software para melhorar o desempenho da máquina) Hao123 (portal de notícias) e Du Battery Saver (app para economizar bateria nos celulares Android) estão disponíveis em português para instalação gratuita. Entre outros serviços de sucesso na China, destacam-se o Baidu Map – espécie de Street View chinês – e uma versão local da Wikipedia, mas estes não devem viajar até aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário