A Apple vendeu 9 milhões de iPhones em apenas três dias, batendo seu próprio recorde de vendas. Como se isso não bastasse, o aparelho já está esgotado em muitas lojas e o iPhone 5S Gold já se tornou quase uma raridade. Mas como a Apple consegue causar tanto barulho com seus lançamentos?
Essa é uma pergunta difícil de responder, mas nós não somos os únicos curiosos: a Samsung também quer saber. Por que os consumidores da Apple passam horas ou até dias na fila para comprar seus iPhones? Por que não esperar mais um pouco?
Você pode dizer que as pessoas que passam dias na fila do iPhone são loucas – e até várias delas mesmas acham isso. Ainda assim, qualquer outra empresa gostaria de ter um bando de loucos como estes em seus lançamentos. E isso inclui a própria Samsung que, apesar de já ter tirado sarro desse tipo de atitude em seus comerciais, quer descobrir o segredo da Apple.
Segundo a CNET News, a empresa sul-coreana filmou e fotografou pessoas que esperavam na fila da Apple Retail Store nos EUA, questionando algumas delas o porquê de estarem ali. Também fizeram outras perguntas como "A fila está maior ou menor que no ano passado?" (estava maior!), ou "O público está mais ou menos ansioso que nos anos anteriores?". Todas as questões pareciam querer entender se a Apple ainda tinha o mesmo fator "cool" e se o público permanecia fiel como no passado.
Na verdade, as perguntas, fotos e vídeos foram feitas por uma produtora que trabalha para a Samsung e não pela própria empresa. A Samsung, na verdade, negou que estaria atrás de pesquisar sobre a Apple e afirmou que a produtora estava por lá para entrevistar uma executiva e, apenas por curiosidade, parou para ver a fila da Apple, mas que a matéria não tinha nenhuma relação direta com a Samsung.
Mas por que apenas com a Apple?
Verdade ou não, é fato que apenas a Apple consegue causar esse tipo de barulho e entusiasmo nos consumidores. O porquê ainda é um mistério. Será que é apenas porque as pessoas realmente gostam dos seus produtos?
Foto: Sarah Tew/CNET
Talvez, o fato dos iPhones muitas vezes serem oferecidos com baixo estoque logo no lançamento possa ter contribuição para essa "tradição". Não é raro um lançamento da Apple acabar rapidamente nas lojas, como já é o caso do iPhone 5S em muitos lugares. Com o tempo, isso pode ter virado um hábito e as pessoas já nem mesmo pensam por que estão lá.
Outra diferença é que a Apple trata seus consumidores como reis quando entram nas lojas. Aplausos, reverências e gritos para os que colocam as mãos em um iPhone primeiro. Não é apenas pelo iPhone, mas pela experiência.
O vídeo acima foi feito por Casey Neistat, que fez as mesmas perguntas da Samsung às pessoas na fila. Muitas delas nem sabiam responder por que estavam lá. Esse tipo de comportamento talvez seja caso para estudos mais complexos e elaborados. A nós, cabe especular.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário