O Lumia 1020 pode ser o companheiro ideal para quem quer registrar momentos únicos com qualidade, mas não está preparado com uma DSLR pendurada no pescoço. Este é sem dúvida o celular com a melhor câmera que já testamos e, até colocarmos aos mãos em um Xperia Z1 para compará-lo, podemos dizer com segurança que é o melhor do mercado.
Mais importante que isso, a Nokia não cometeu o mesmo pecado de outros lançamentos, nos quais lançou uma ótima câmera, mas esqueceu do quesito “phone”, como no caso do Nokia 808 PureView. O Lumia 1020 consegue ter uma câmera tão boa ou melhor que a do Nokia 808, e ainda ser um excelente smartphone, completo.
Primeiro contato
Este modelo que a Nokia nos enviou para testes tem 64 GB de armazenamento. Ele será lançado com exclusividade pela Vivo aqui no Brasil em outubro – e aliás, a Vivo não lançará os modelos de 16 ou 32 GB, apenas esse.
Na primeira vez que você pega o Lumia 1020, a comparação com o peso de outros smartphones top de linha do mercado é inevitável: ele parece um tanque de guerra. Com 158 gramas, ele é bem mais pesado do que a média dos smartphones atuais, e com seu corpo meio quadrado de policarbonato, ele parece um tijolo – um bonito e funcional tijolo.
O celular
O Lumia 1020 tem os botões de volume, liga/desliga e câmera na lateral direita, o que pode exigir que você se acostume um pouco com ele. Nos nossos testes, não raramente acabávamos bloqueando a tela ao tentar aumentar ou abaixar o volume. No topo, temos o slot para cartão Micro SIM e a entrada para fone de ouvido; na parte inferior, a entrada microUSB para o carregador e cabo de sincronização. Na lateral esquerda, nenhum botão.
O Lumia 1020 tem tela AMOLED de 4,5 polegadas com resolução 1280 x 768 pixels. Ela não é tão brilhante como a dos novos modelos Full HD, mas a não ser que você seja um maníaco por pixels, não vai se importar com isso. Suas dimensões são de 130.4 x 71.4 x 10.4 mm, sem contar a enorme lente da câmera, que acaba “vazando” para fora da parte traseira.
A tela pode ser usada até mesmo com luvas, o que é uma boa ideia para países onde faz muito frio em boa parte do ano, mas aqui no Brasil, provavelmente você nem vai lembrar que existe.
Câmera
Vamos ao que interessa, certo? O Lumia 1020 tem uma câmera excepcional. Com 41 megapixels, lentes Carl Zeiss, sensor de 1/1.5", flash Xenon e tecnologia PureView com estabilização de imagem, tira fotos melhores que qualquer concorrente, em quase todas as situações e ambientes, e até mesmo melhores que muita câmera digital do mercado – dependendo do caso, batendo até algumas DSLR.
É difícil entender qual mágica a Nokia fez aqui e porque nenhum concorrente ainda conseguiu fazer algo igual, mas a expertise da Nokia em câmeras não vem de hoje, e isso é algo especial.
A tecnologia PureView pega a informação de uma imagem de 41 megapixels e condensa em 5 megapixels (que é um tamanho mais do que suficiente para qualquer usuários doméstico). Ela forma então 7 pixels individuais aproximados e combinados em um “super pixel” – que é bem diferente do “Ultrapixel” que a HTC promove no HTC One. Isso garante a mesma quantidade de luz que atingiria pixels muito maiores de um sensor de 5 MP. Como resultado, você ganha desempenho superior em ambientes de baixa luminosidade e uma imagem de 5 megapixels mais bem definida e com muito mais detalhes.
Tirar fotos com tantos megapixels tem outra vantagem direta: o zoom. A Nokia sabia que as pessoas queriam dar zoom em suas fotos, mas a qualidade ia pelo ralo quando faziam isso em um smartphone comum. Colocar um zoom óptico em uma câmera de celular era algo impossível pela limitação do tamanho físico, mas com 41 megapixels, você pode dar um zoom digital e não perder nada em qualidade de imagem. Como a própria Nokia diz: “ É o Zoom reinventado”.
Outro diferencial da câmera: estabilização de imagem. Você pode estar até andando devagar e filmando, e mesmo assim a câmera é capaz de estabilizar a imagem muito bem, melhor até do que muitas câmeras DSLR. É claro que não existem milagres: se você balançar muito, a imagem vai ficar tremida.
O Flash Xenon já foi citado, mas merece maior destaque nesse review. Isso porque, com ele, as fotos em ambientes escuros saem muito melhores do que com qualquer outro cameraphone. É um campo onde nenhum smartphone conseguiu competir nem com câmera digitais portáteis medianas. O flash Xenon, bem superior ao flash LED, ainda diminui o borrão das fotos.
Um dos pequenos problemas do aparelho é que não há um atalho rápido para tirar fotos. Se estiver com ele no bolso, precisa desbloquear a tela, apertar o botão da câmera e aí tirar a foto. Esse processo todo pode demorar uns 5 segundos e nesse meio tempo você pode ter perdido o momento certo. Outros smartphones possuem atalhos rápidos na tela de bloqueio ou usam gestos para acessar a câmera (por exemplo, chacoalhar o celular para abrir a câmera) – algo que a Nokia podia ter adotado.
Aplicativos da câmera
O Lumia 1020 é uma excelente câmera não só pelo hardware, mas também pelo software. Ele vem com apps como o Nokia Smart Cam e Nokia Pro Cam, além de oferecer opções na Windows Phone Store, como o Estúdio Criativo.
Com o Nokia Smart Cam é possível tirar uma sequência de fotos e depois fazer uma série de truques, como usar os recursos Foco no Movimento, adicionando um efeito de desfoque no resto da imagem para enfatizar o movimento; o Modo Sequência, que utiliza as diversas fotos tiradas e cria um efeito estrobo para mostrar uma ação; e o Alterar Faces, que permite que você escolha as melhores faces das diversas fotos daquela sequência e combine todas em uma só.
O Nokia Pro Cam é um ótimo app para quem gosta de fazer ajustes na configuração antes de tirar uma foto. É possível mudar a exposição, ISO, balanço de branco e o foco de maneira bem simples. O Pro Cam permite ver como a foto vai ficar na tela antes mesmo de tirá-la.
Já o Estúdio Criativo está disponível gratuitamente na Windows Phone Store e permite adicionar alguns efeitos bacanas nas fotos, no melhor estilo Instagram, além de desfocar objetos da foto apenas desenhando em volta deles.
Camera Grip
Pra quem quer levar a sério o negócio de fotografia com o Lumia 1020, existe um Grip que o deixa praticamente com o formato de uma câmera digital. É um item opcional, e você terá que pagar mais por ele, mas tem algumas vantagens que podem justificar seu preço.
Primeiro, ele vem com um suporte para ser encaixado em um tripé. Segundo, ele tem uma bateria extra que garante 50% a mais de autonomia ao Lumia 1020. Por fim, ele dá uma empunhadura bem mais firme ao smartphone.
Já o software...
Então você tirou aquela foto perfeita do final de semana viajando com seus amigos, e agora quer postar no Instagram? Infelizmente, você vai encontrar alguma dificuldade para fazer isso. O Windows Phone 8 ainda não tem um app oficial do Instagram, e aliás, não tem muitas versões de apps famosos no iPhone e Android.
É verdade que pra quase tudo existe um “jeitinho”. Em vez de usar o Instagram, por exemplo, você pode usar o 6tag ou outros apps de terceiros. Mas chega uma hora que você quer apenas o mais simples, sem precisar ficar procurando alternativas, e é aí que o Windows Phone fica para trás. Pode ser frustrante não conseguir compartilhar suas belas fotos nos serviços mais comuns.
Google+, Snapchat, Pinterest, Vine, YouTube (um app decente), Dropbox, Instapaper, Hangouts... é muita coisa importante faltando para você apenas ignorar.
Outro ponto estranho do software que a própria Nokia poderia resolver: você só pode transferir as fotos em resolução máximo pelo cabo, direto no computador. É compreensível que não se possa transferir uma imagem grande (cerca de 10 MB) pelo 3G ou 4G, já que isso consumiria seu plano de dados rapidamente, mas por que não existe a opção de fazer isso via Wi-Fi?
Um dos motivos das câmeras em celulares terem feito tanto sucesso é a praticidade em compartilhá-las. Limitar essa opção não parece muito inteligente.
GPS
Por mérito da Nokia, e não da Microsoft, o GPS do Lumia 1020 é excelente. O Nokia Here sempre funcionou e continua funcionando muito bem. Melhor do que isso, ele é gratuito e ainda funciona no modo offline.
A navegação GPS em modo offline é uma das coisas legais que a tecnologia moderna inventou. Só não sabe quem nunca provou. Não ficar preocupado com a cobertura do 3G para poder sair navegando por lugares desconhecidos é libertador, e o Nokia Here dá conta do recado.
Performance
É claro que existem os pontos fortes do Windows Phone 8. A performance, por exemplo, sempre foi um deles. Mesmo com um processador dual-core Snapdragon S4 de 1,5 GHz, o Lumia 1020 é tão rápido quanto qualquer Android top de linha e dificilmente vai engasgar ou travar.
O Windows Phone nunca precisou de um hardware muito parrudo para rodar bem, e o Lumia 1020 é a prova disso. Os apps abrem rapidamente, as transições e animações são suaves e tudo parece funcionar muito bem.
Outra coisa interessante é que, sem um processador tão poderoso, o Lumia 1020 entrega um autonomia melhor. Você conseguirá usá-lo por um dia todo, ou até mais, sem problemas, a não ser que decida fazer vídeos e tirar fotos por horas, como fizemos no primeiro dia, usando a rede 4G da Telefônica em Londres. Aí, não existe milagre que o mantenha fora da tomada por mais que algumas horas.
Conclusão
O Nokia Lumia 1020 é um peso pesado e mesmo frente à concorrência de Samsung e Apple, consegue se destacar em vários quesitos. Ele é rápido, suave, bonito e tem uma câmera de dar inveja a qualquer outro.
O problema é que seus pontos fracos realmente pesam na hora da escolha, e isso inclui a falta de apps do Windows Phone. Se você não vê isso como um problema, então talvez esse seja o melhor smartphone que você pode encontrar.
Vantagens
- Boa tela de 4,5”;
- Memória interna de 64 GB;
- Roda sem travar e tem boa performance;
- Excelente câmera de 41 megapixels;
- Ótimos apps para tirar mais proveito da câmera;
- Nokia Here, o melhor sistema de navegação GPS;
- Nokia Grip, um bom acessório para tirar fotos.
Desvantagens
- Pesado (158g);
- O software precisa de alguns pequenos ajustes;
- Falta de apps como Instagram e Google+.
Fonte: http://canaltech.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário