A Sony anunciou durante a IFA Berlim a nova câmera Sony FRD-AX1, capaz de gravar vídeos em resolução 4K, que é resultado de alguns conceitos que já tinham sido apresentados pela Sony na CES 2012.
Depois do 3D, a próxima onda de tecnologia nas TVs parece ser a resolução 4K, quatro vezes superior ao Full HD, que é hoje a resolução mais comum nos televisores atuais. Apesar de já existiram diversos modelos de TV para exibir essas imagens de altíssima definição, ainda existem poucas opções de câmera para quem produzí-las.
A nova câmera da Sony é feita para aqueles que querem começar a criar seus vídeos em 4K, mas ainda não podem pagar a fortuna que custa um equipamento profissional. Não que AX1 seja barata, já que ela custa em torno de 4 mil dólares, mas ainda assim sai bem mais em conta do que um equipamento parrudo como a Sony F55 e F5, que custam cerca de 10 mil dólares.
Resolução 4K a um custo menor...
Assim, a Sony AX1 mira no público "prosumer" (professional + consumer), como pessoas que gravam vídeos de casamento ou produtores independentes de filmes.
Ela é capaz de filmar com uma resolução máxima de 3840x2160 pixels a 60 fps (mas também a fps menores) e pode utilizar lentes OSS G. Ela possui zoom digital capaz de ampliar a imagem em até 20x, com alcance do foco entre 31,5 e 630 mm.
... mas com um probleminha
Há, no entanto, um grande problema com a Sony AX1. Ela trabalha com arquivos de vídeo codificados em um formato próprio da Sony, o XAVC S. Essa tecnologia, que é basicamente o que faz essa câmera ser capaz de existir, codifica dados em uma taxa que vai de 60 até 150 MB/s, possibilitando a utilização da resolução 4K e o armazenamento destes dados em cartões do tipo XQD, em vez dos SD cards comuns.
O problema desse formato de codificação é que ele só é reconhecido pelo software de edição Sony Vegas. Isso significa que você não poderá editar os vídeos usando o Final Cut Pro ou Adobe Premiere. Ainda deve demorar um tempo até que esses softwares passem a reconhecer o formato da Sony, deixando os donos dessa câmera reféns do software da Sony.
Basicamente, a Sony AX1 não é uma câmera fantástica que vai explodir o mercado, mas a Sony queria ser a primeira a levar a resolução 4K para os consumidores e aos profissionais independentes, e ela conseguiu.
Fonte:: http://canaltech.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário