Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Carcaça de plástico barateia celular em até 30%, diz professor


A redução no preço do iPhone 5c em relação ao seu antecessor acompanha a economia gerada pela troca de material usado nos telefones, segundo João Carlos Lopes Fernandes, professor de Engenharia da Computação do Instituto Mauá de Tecnologia. Feita de policarbonato, um tipo de plástico, a nova versão desbloqueada custa a partir de US$ 550 nos Estados Unidos, 20% a menos do que o iPhone 5, equipado com alumínio. Esta é a única diferença entre os modelos, que mantêm as mesmas configurações.
Na média, explica o professor, a substituição de um componente pelo outro diminui os custos de produção a taxas entre 15% e 30%, ou seja, dentro do que foi praticado pela Apple. No entanto, ele ressalta que outras etapas na linha de produção – como soldagem de placa e modelagem do teclado – também influenciam nas margens de lucro. Por isso, as contas são sempre feitas com base no desempenho conjunto dentro da fábrica.
A carcaça de plástico é mais barata porque oferece menos complexidade na hora da montagem. Segundo Fernandes, o molde no qual o telefone é acoplado é mais flexível e simples, portanto, suporta imperfeições que podem ser facilmente ajustáveis. Já no caso do alumínio, se os encaixes não forem milimetricamente programados, pode haver a necessidade de alterações de ordem mecânica.

''

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...