Com o fim do Google Reader em julho deste ano, a opção de entrega de links RSS dos Alertas do Google (Google Alerts) havia sumido na plataforma. Para a alegria dos usuários, ela retornou na última atualização do serviço. Agora, mesmo com o Reader fora de utilização, os internautas podem continuar recebendo notificações via RSS no Alertas Google, e não apenas por e-mail.
Para utilizar a funcionalidade, basta acessar o Alertas do Google e salvar algum site como alerta. Em seguida, clique em "Gerenciar Alertas" e na opção "Editar" sobre o site que desejar receber as novidades pelo feed do RSS. Abaixo de “Enviar para”, mude o seu endereço de e-mail para “Feed” e salve. Assim, você poderá visualizar os links em um feed de notícias.
Será criado um link RSS que o usuário pode copiar e colar no seu leitor favorito. Desta forma, a pessoa receberá notificações das publicações daquele site pelo próprio RSS, em vez de ter sua caixa de entrada de e-mails já lotada com outras mensagens pessoais. A função é mais simples e mais adequada para quem gosta do serviço e do padrão de feed RSS para leitura.
A novidade mostra que, ao contrário do que muitos imaginavam, o Google não parece ter problemas de compatibilidade ou utilização do RSS. Apesar do fim do Google Reader, a empresa segue dando suporte a este tipo de conteúdo. Mas, como os feeds do Alertas eram gerados pelo Reader, o recurso pararia de funcionar de qualquer forma, sem suporte.
Agora, dois meses após o fim do Google Reader, quem é fã do serviços de Alertas do Google e também dos programas agregadores de conteúdo em RSS, pode comemorar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário