Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

afinal, por que as teclas de teclado do seu computador não estão em ordem alfabética? E outra: você sabe por que os teclados físicos são chamados de QWERTY? Descubra

QWERTY

Existe uma série de mitos e informações desencontradas acerca do desenvolvimento do teclado "universal" que conhecemos hoje, o chamado "QWERTY" – nomeado pura e simplesmente devido às seis primeiras letras na fileira de teclas. Porém, essas várias teorias parecem concordar que o layout QWERTY está intimamente ligado às primeiras máquinas de escrever.
blog do Instituto Smithsoniano, uma instituição educacional e de pesquisa dos Estados Unidos, conta que na década de 1860, o impressor norte-americano, político e inventor amador Christopher Latham Sholes inventou a máquina de escrever.
A primeira patente foi registrada em 1868, quando a máquina em questão possuía um teclado construído com um arranjo de 28 teclas dispostas em ordem alfabética. A ideia era que aqueles que usassem o teclado saberiam facilmente onde encontrar cada letra, aumentando a velocidade da digitação. Então, por que mudar as coisas? É exatamente aqui que a origem do QWERTY fica um tanto nebulosa.
A teoria popular diz que Sholes teve que redesenhar o teclado em resposta às falhas mecânicas das primeiras máquinas de escrever, que eram ligeiramente diferentes dos modelos vistos hoje nos brechós. Quando o usuário digitava rapidamente uma sucessão de letras cujas barras estavam muito próximas, a máquina ficava emperrada.
Em teoria, o sistema QWERTY deveria maximizar a separação dos pares de letras mais comuns na língua inglesa. Em 1873, a máquina de escrever tinha 43 teclas e um arranjo totalmente contraintuitivo de letras que supostamente ajudou a garantir que as máquinas que custavam tão caro não iriam quebrar facilmente devido à digitação rápida e intuitiva. 

Protótipo máquina de escrever 1873
Máquina com teclado QWERTY em 1873 (Imagem: Reprodução / The World of Typewriters)


Um ponto de vista mais atual

No entanto, pesquisadores da Universidade de Kyoto escreveram um artigo em 2011 que nos dá uma visão bem diferente dessa história. Após acompanhar a evolução do teclado da máquina de escrever e compará-la com os registros feitos pelos seus primeiros usuários profissionais, eles concluíram que a mecânica da máquina de escrever não influenciou no design do teclado. Em vez disso, o sistema QWERTY surgiu como resultado de como as primeiras máquinas de escrever eram usadas.
Os primeiros usuários da máquina de escrever, e até mesmo aqueles que testaram sua versão beta, incluíam operadores de telégrafos que precisavam transcrever mensagens rapidamente. No entanto, os operadores encontraram um arranjo alfabético confuso e ineficiente para traduzir o código Morse. Os pesquisadores da Universidade de Kyoto sugerem que o teclado da máquina evoluiu ao longo de vários anos, como um resultado direto de dados fornecidos por esses operadores de telégrafo.


Fonte: http://canaltech.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...