Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Tecnologia permite enxergar através das paredes usando Wi-Fi

Sinais fracos de internet são refletidos em objetos em movimento


Wi-fi

Ver por meio das paredes já não é habilidade exclusiva do Homem de Aço. Uma nova tecnologia desenvolvida no MIT (Massachusetts Institute Technology) utiliza sinais Wi-Fi para conseguir a façanha.

A pesquisa, desenvolvida dentro do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artifical, e conduzida pelo professor Dina Katabi e seu aluno Fadel Adbib, foi divulgada nesta segunda-feira, 28, pelo MIT News.

O conceito é o mesmo utilizado nos radares, porém, com sinais baixos de internet Wi-Fi, batizados de “Wi-Vi”. As ondas são refletidas por corpos em movimento, identificando-os mesmo se eles estiverem atrás de uma parede.

No entanto, o sinal não é refletido só pelos corpos em movimento, mas também pela parede e outros objetos inanimados. O grande trunfo da tecnologia do MIT é conseguir cancelar o ruído produzido pelos corpos estáticos.

Para isso, o sistema usa duas antenas e apenas um receptor. As antenas transmitem sinais quase idênticos, porém inversos. O resultado faz com que os sinais interfiram um no outro de forma que se cancelem. Assim, qualquer corpo estático em que os sinais esbarrarem, cria um sinal inverso capaz de anular o original.

Nos corpos em movimento, a frequência muda de acordo com o espaço percorrido, então o sinal é refletido normalmente, permitindo enxergar as pessoas através de uma parede.

Utilidade

A tecnologia será apresentada em agosto na Sigcomm, conferência em Hong Kong. Segundo o MIT News, ela poderá ajudar equipes de resgate a encontrar sobreviventes abaixo de escombros, assim como rastrear criminosos em uma situação de sequestro.

O Wi-Vi também pode ser usado para segurança pessoal. “Se você está andando à noite e acha que alguém está te seguindo, então você pode usar a ferramenta para ver se há alguém escondido em algum lugar”, diz Katabi aoMIT News.

A inovação ainda pode ser utilizada para entretenimento, principalmente no caso de acessórios como o Kinect. A tecnologia pode permitir que o aparelho reconheça os movimentos de um jogador mesmo se ele estiver em outra sala. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...