O governo do Brasil cobrou o Google para que instale um data center no país, a fim de evitar que os Estados Unidos espionem a comunicação feita pelos brasileiros por meio de serviços da empresa.
"É importante ter data center no Brasil", justificou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, após tratar do assunto com o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho. "Isso resolveria algumas situações", comentou.
Segundo a Reuters, o Google argumentou que apesar de não haver obstáculos financeiros, a arquitetura da rede dificultaria a instalação de um data center por aqui.
Hoje, quando o governo brasileiro solicita dados ao Google, a empresa argumenta que não pode fazê-lo porque tudo fica armazenado no exterior, só que os EUA, conforme denunciou o ex-agente Edward Snowden, usam essas informações para bisbilhotar o mundo todo.
"A verdade é que a situação do jeito que ficou, com as denúncias do Snowden, ficou constrangedora", disse Bernardo. "É uma situação que vamos resolver no campo diplomático, mas isso afeta empresas do setor."
Ao ministro, entretanto, Coelho negou que o Google entregue dados em massa, como afirmou o ex-agente da NSA (Agência de Segurança Nacional).
Nenhum comentário:
Postar um comentário