Os sinais das redes Wi-Fi circulam ao nosso redor em silêncio e de forma invisível, alimentando o nosso acesso à informação sem a necessidade de cabos. Mas nem todos sabem o que realmente é o tal Wi-Fi, e muito menos com o que ele se parece.
O artista e pesquisador Nickolay Lamm contou com a ajuda da Ph.D em Astrobiologia, M. Browning Vogel, para ilustrar o tamanho, forma e as cores dos sinais Wi-Fi e o resultado foi postado no blog do MyDeals.com. A imagem abaixo mostra um conjunto de dados Wi-Fi transmitidos através de uma banda que é dividida em diferentes sub-canais – que são mostrados em vermelho, amarelo, verde e outras cores.
M. Browning Vogel também é ex-funcionária da NASA, e, enquanto ela descrevia a ciência por trás da tecnologia sem fio, Lamm usava essas informações para criar as imagens.
"Wi-Fi é uma espécie de campo de energia transmitido por meio de ondas. Essas ondas possuem uma certa altura, distância e viajam a uma determinada velocidade. A distância entre as ondas Wi-Fi é mais curta do que a das ondas de rádio e maior do que a de micro-ondas, o que permite uma transmissão sem fio que não pode ser interrompida por outros sinais", explica a dupla no MyDeals.
Aqui, as frequências de Wi-Fi são mostradas como esferas multicoloridas irradiadas a partir da fonte, do lado direito da imagem. Os transmissores Wi-Fi são basicamente uma antena equipada com um protocolo de transmissão que divide a banda de frequência em vários segmentos, denominados canais. As cores na imagem representam os canais de Wi-Fi invisíveis que compõe o sinalWi-Fi geral.
Lamm, um estudante de 24 anos, já trabalhou em outros projetos que repercutiram mundialmente, como a criação de uma Barbie na impressora 3D cujo corpo corresponde à realidade das mulheres norte-americanas.
Fonte: http://canaltech.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário