Como é através da nossa conexão de internet que transferimos dados como acesso ao banco, envio de fotos, documentos, devemos ter muito cuidado e blindar ao máximo a nossa conexão em todas as possíveis frentes:
- proteger o roteador pelo qual acessamos a internet
- proteger os dados trafegados na rede – criptografando-os
- proteger o computador usando um dos melhores firewall
Não pretendo abranger neste artigo a proteção eventual contra espionagem, como no caso do projeto PRISM da agência nacional de segurança dos EUA. Lembro a todos que essas técnicas servem para dificultar o acesso e te dar a máxima proteção, porém isso não o torna imune aos ataques, conforme detalhou o pessoal do IDGNow e do Google no blog Google É Bom Saber.
Segurança Wifi – Proteger o Roteador de Internet
A configuração do roteador que te compartilha e oferece internet é um dos pontos mais importantes a proteger, especialmente na sua casa e escritório. Quanto mais pontos da rede existem vulnerabilidades, maior a chance de alguém conseguir hackear sua conexão.
Para isso, pense em um complexo com os seguintes pontos:
- O site que você acessa / o servidor do jogo que você usa – além do seu alcance para proteger.
- O provedor de internet do site que você usa - além do seu alcance para proteger.
- O seu provedor de internet – você pode escolher um provedor mais seguro
- O seu roteador de internet / o roteador de internet que você usa
- O seu computador e o firewall que protege e filtras as conexões que entram e sae dele
Tipo de segurança da sua rede Wifi
A forma como o roteador protege e esconde os dados que são enviados por ondas entre ele e o computador são criptografadas em até 3 formas:
- WEP – Não mais seguro, tanto que um simples programa consegue hacker internet wireless
- WPA – Mais segura que o WEP, no entanto, não mais segura, tanto que é possível descobrir senha wifi WPA de uma forma simples em poucas horas
- WPA2 – A mais segura forma de criptografia para uma rede doméstica.
Senha segura de difícil adivinhação
Existem mais do que 5 formas de hackear senhas, sendo a mais comum a tentativa por força bruta e o uso de dicionários de senhas comuns. No primeiro caso, o computador vai usar todo seu processador para chutar o maior número de senhas por seguro, até achar, enquanto que no segundo caso ele vai usar primeiramente as senhas mais usadas para depois começar a chutar elas.
Recomendo ler nosso tutorial completo sobre Como criar senha segura, que inclui desde o tempo que sua senha vai demorar para ser quebrada até dicas para memorizar ela.
Trocar a senha Wifi regularmente
Como disse acima, um processador pode ficar tentando quebrar sua senha indefinidamente e, dependendo da sua senha, ele pode levar de horas a anos para decifrá-la. E se você ainda tiver o hábito de trocar a cada dois meses, aumenta ainda mais sua segurança!
Modificar o usuário e senha do roteador
Apesar de óbvio, muita gente não o faz e acaba aumentando desnecessariamente seu risco. A primeira coisa a fazer ao instalar um roteador wireless é criar um login e senha diferente do padrão do fabricante.
Verifique no manual do usuário do seu roteador como fazer ele. E se não está preocupado, procure no Google “Default MARCA E MODELO DO ROUTER login and password”.
Esconder a rede Wi-Fi de fazer o Broadcast de SSID
O SSID é o nome da rede conforme você determinou, permitindo que qualque dispositivo wireless nas proximidades identifique-a pelo seu próprio nome.
Ao marcar a opção “Do not broadcast SSID” ou “Hide SSID”, você não vai mais encontrar a rede quando procurar por redes wireless na região, mas se você souber o nome dela e a senha, você consegue acessar ela.
Tal fato pode ser útil quando todos os dispositivos da sua casa já estão conectados e já tem acesso a rede, assim você pode desligar o broadcast que mesmo assim eles irão se conectar.
Configurar um sistema anti hacker
WIPS ou Wireless Intrusion Prevention System é a forma elegante de combater ativamente os hackers e as tentativas mais comuns de invadir e acessar a rede. Recomendado apenas para uso comercial e empresarial, pois as melhores soluções o Air Magnet e o Air-Tight Networks são pagos, apesar de ter a solução Open Source Snort.
Desligar o roteador
Outra táctica que funciona muito bem é a de desligar o roteador quando não estiver utilizando o aparelho. Modelos mais novos, cientes de tal fato, já vem com botão de simples liga e desliga. Apesar de ser muito cômodo deixar o aparelho ligado o tempo todo, enquanto ele não estiver ligado não tem como hackear nem ele ficar tentando as senhas ou captando pacotes.
Segurança Wi-fi – Proteger sua conexão de internet
Outra forma de proteger seu dados é encapsulando eles em outra rede dentro de uma rede. Dessa forma, tudo o que você envia e manda já está criptografado por uma rede privada virtual.
Existem dois grandes programas que fazem isso de forma gratuita, o WIFI Protector e o Expat Shield.
WIFI Protector – Criptografar e proteger seus dados em qualquer conexão wireless
Esse programa fácil e simples de usar embaralha e codifica todos os seus dados enviados para que somente ao chegar no seu destino final eles sejam relevados. Analogamente a mandar uma carta que tem as letras embaralhadas ao ser carregada pelo correio mas quando chega no destinatário ela fica pronta para ler, Wifi Protector oferece proteção 256 bits, a mesma usada por bancos.
Além disso, o melhor de tudo é que o Wifi Protector protege sua privacidade e segurança, pois em todas as redes que o seu computador se conectar, ele estará sendo beneficiário da proteção.
- Grátis, porém as propagandas podem ser trocadas por outras propagandas fornecidas pelo wifiprotector
- Compatível com Windows XP, Windows 7 e Windows 8
- Protege qualquer conexão com nível de segurança de banco
- Protege sua privacidade e anonimidade online
- Procura ativimente invasões e tentativas de invasão hacker e te avisa
Para se proteger é muito simples:
- Primeiro, você vai precisar baixar o programa para criptografar e aumentar segurança wifi
- Depois de baixar o programa, instale-o.
- Pronto! Você não precisa configurar absolutamente nada.
Você ainda pode clicar em proteção automática para tentar extender a proteção para o roteador e para os computadores da sua rede.
Expat Shield
Semelhante ao Wifi Protector, consta com a mesma facilidade, no entanto seu serviço localiza-se na Europa, o que pode oferecer uma maior lentidão comparativamente ao Wifi Protector.
No entanto, serve de forma excepcional como alternativa para trazer maissegurança para conexão wireless.
Proteger o computador e notebook ao usar internet wireless
Por fim, é recomendado que você proteja o seu computador das conexões que são solicitadas a ele, papel esse dos Firewall, os quais já listamos os 5 melhores firewall.
Também é recomendado o uso de um dos melhores antivírus para Windows pois se o seu computador pegar um vírus ou trojan ele pode abrir uma porta para comunicar e permitir acesso, mesmo se você tiver tomado todas precauções acima.
Sumário
Proteger a sua conexão de wifi não é muito mais que uma necessidade, pois nela transita seus dados de bancos, fotos pessoais, documentos e todas suas comunicações. Com o nosso guia você ataca as principais frentes de problemas e brechas de forma a assegurar segurança wifi e proteger sua conexão wireless contra hacker.
Fonte: http://www.vejaisso.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário