Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

quinta-feira, 25 de julho de 2013

#Dica! 7 truques que todo usuário de Mac precisa saber

Mac OS

Veteranos ou novatos no Mac OS X nem sempre conseguem descobrir ou incorporar à rotina de uso todos os comandos que o sistema operacional da Apple oferece para facilitar a vida. Por isso, separamos sete dicas essenciais para que você tire o melhor proveito possível do seu Mac, poupando algumas dores de cabeça desnecessárias. 

Shift + Clique para maximizar

Quando uma janela, seja ela do Finder ou do navegador, está em um tamanho menor que o da tela, você não precisa se bater clicando no canto inferior direito para tentar aumentá-la. Um truque bastante simples e útil é pressionar a tecla Shift e dar um clique no sinal de maximizar – a terceira das três bolinhas que ficam no topo da janela, à esquerda – e imediatamente a janela será aumentada para o tamanho da tela. Simples!

Liberando memória RAM

Apesar de ser muito bom no gerenciamento de memória RAM, o Mac está longe de ser perfeito. Assim, é comum que muita memória seja mantida como "Inativa" em vez de ser disponibilizada como "livre". Para consertar isso, basta abrir o Terminal e digitar a palavra "Purge" (sem as aspas). O processo pode deixar o Mac travado por um ou dois minutos, mas assim que completado, a memória estará livre para ser usada. 
Dicas Mac
Se você quer comparar a eficácia do truque, basta abrir o Monitor de Atividades antes e depois do comando e visualizar a distribuição de memória. O “Purge” funciona como uma espécie de reinicialização na memória, com a vantagem de que você não precisa fechar seus aplicativos e documentos e é especialmente eficaz para usuários que precisam de programas pesados, que consomem muita RAM.


Busca facilitada

Quer encontrar um arquivo  no Mac rapidamente? Não é necessário ir com o mouse até a lupa, localizada no canto superior direito, para tal: basta pressionar o atalho Command + Espaço. Pronto, uma vez aberta a pequena janela de busca, você será capaz de encontrar arquivos no Mac e na internet com facilidade.

Quick Look

Vamos supor que você tem uma pasta cheia de imagens misturadas – fotos, capturas de tela, imagens da internet – e queira encontrar um determinado arquivo. Você pode aumentar a miniatura de cada imagem, buscar pelo título, abrir uma a uma ou utilizar as vantagens do Quick Look.
Dicas Mac

Nunca usou? Selecione um arquivo e pressione a tecla Espaço. Para visualizar outros arquivos na mesma pasta, é possível navegar usando as setas do teclado. Se você quer sair deste modo de visualização rápida, basta apertar novamente esta mesma tecla. O Quick Look é especialmente útil na hora de navegar por imagens e textos. Lembre-se: basta selecionar e dar um Espaço.

Desabilitando a rolagem natural

Uma das grandes novidades do Mac OS X Lion, na época de seu lançamento, era a chamada rolagem natural. Essa característica do sistema permite que você navegue pelas páginas e pastas de forma invertida. Isso significa que, em vez de fazer o gesto de scroll para baixo, você o fará para cima. Apesar de ter sido considerado algo inovador e positivo pela Apple, a rolagem invertida desagrada muita gente. Mas é possível desabilitá-la?
Dicas Mac
Fazer isso é bastante simples, na verdade. Basta abrir o Painel de Preferências do Sistema, clicar em "Trackpad", selecionar a aba “Rolagem & Zoom” e tirar a seleção “Direção de rolagem: natural”. Aproveite que você está nessa área e vá até a aba “Mais Gestos” para configurar novas opções de gestos que podem facilitar o seu dia a dia no Mac.

Captura de tela

Uma das coisas mais simples e úteis de se fazer no Mac, sem dúvidas, é tirar capturas de tela. Quer mostrar para alguém o que você fez em um programa ou guardar uma conversa engraçada de um amigo? Basta pressionar as teclas certas e sua imagem é salva na própria área de trabalho.
Command + Shift + 3: captura da área completa da tela;
Command + Shift + 4: permite selecionar a área de tela desejada;
Command + Shift + 4 + Espaço: captura somente uma janela específica.

Navegar por entre aplicativos abertos

Dicas Mac
Quantos programas você tem abertos no seu Mac neste exato momento? O Finder, um navegador, um comunicador instantâneo, o Mail... Para navegar entre eles sem precisar usar o mouse, basta usar o comando Command + Tab. Uma janelinha é aberta no meio da tela e você pode selecionar os programas pressionando Tab até encontrar o aplicativo desejado. Ficou mais fácil alternar entre o navegador e a planilha do Excel quando o seu chefe entra na sala, hein?


Fonte: http://canaltech.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...