Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

domingo, 30 de junho de 2013

Veja como Instalar extensões do Chrome no Opera e vice-versa

Desde que a Opera anunciou que iria abandonar o seu motor de browser, o Presto, para passar a usar o WebKit e desde que foi apresentada a sua primeira versão que se aguardava por uma forma simples de usar as extensões do Chrome no Opera e o contrário.

Era inevitável que esta situação acontecesse até porque ao partilharem uma base comum, muitas das suas funcionalidades são similares e compatíveis.Pois agora passou a ser possível instalar as extensões entre estes dois browsers de forma indiscriminada. Vejam como.
chrome_opera_0



Para conseguirem realizar esta instalação de forma transversal entre os browsers apenas necessitam de uma extensão, no caso do Opera e um renomear de um ficheiro, no caso do Chrome.
São processos muito simples e que vão para já garantir que possam usar uma extensão no Opera que tenha sido originalmente criada para o Chrome e o oposto.
De notar que este intercâmbio entre estes dois browsers apenas funciona para extensões e não para Apps ou temas. Devem ainda ter instalada a versão Next do Opera e a versão e a versão 28 ou superior do Chrome.

Do Chrome para o Opera

Esta será com certeza a mais usada das duas dicas. O Opera ainda agora chegou ao mundo do WebKit e do Chromium e por isso existem ainda poucas extensões disponíveis para este browser.
Mas nada como reaproveitar as extensões que mais usamos no Chrome e trazê-las para este (novo) browser.
Claro que alguém já se debruçou sobre esta questão de forma séria e surgiu de imediato uma extensão para Opera que permite que instalem de forma directa e na Store do Chrome as extensões que pretendem usar no Opera.
chrome_opera_1
Para acederem a essa extensão basta que acedam com o Opera à página da extensão Download Chrome Extension, criada para ser usada no Opera, mas na Store do Chrome.
Depois de instalada a extensão apenas necessitam de aceder com o Opera à Store do Chrome e escolher as extensões que querem instalar.
chrome_opera_2
Vão ver que o botão de instalação mudou para vermelho e que têm um novo símbolo na barra de endereço do Opera.
Cliquem então em Instalar para que essa extensão passe a estar disponível no vosso Opera.

Do Opera para o Chrome

A instalação de extensões do Opera no Chrome é também possível e requer apenas um pouco mais de trabalho que o oposto. Não existe nenhuma extensão criada para este fim e por isso o método é tradicional.
Comecem por aceder à página de extensões do Opera e procurem a que querem transportar para o Chrome.
Dentro da página dessa extensão devem clicar no com o botão direito do rato em cima do botão verde de instalação e escolher a opção de gravar o conteúdo do link.
Ao contrário do Chrome, o Opera permite que descarreguem os ficheiros das extensões, o que facilita este processo.
chrome_opera_3
Gravem o ficheiro num local conhecido e alterem a extensão do mesmo de .nex (formato Opera) para .crx (formato Chrome).
Depois disso necessitam de aceder à página de extensões do Chrome (Coloquem chrome://extensions na Omnibar) e arrastar lá para dentro o ficheiro que descarregaram e renomearam.
De imediato a instalação é iniciada e devem apenas validar as permissões pedidas e dar continuidade a este processo.
chrome_opera_4
De imediato essa extensão fica disponível para ser usada, ainda que não seja nativa do Chrome.
A necessidade desta instalação manual prende-se com a impossibilidade de instalar extensões de fora da Store do Chrome fora desta página de gestão de extensões.
Este assunto tinha sido já tratado neste artigo e nele apresentámos com maior detalhe a forma de instalação e as razões deste impedimento.
Está então apresentada a forma simples e rápida de usar extensões do Chrome no Opera e o inverso.
Apesar de ser um browser que agora começa a usar todas as potencialidades do WebKit, ainda existe uma oferta reduzida de extensões. O tempo encarregar-se-á de trazer os programadores para o Opera, ainda para mais com a facilidade que é criar extensões, tendo por base o que está já criado para o Chrome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...