Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

sábado, 8 de junho de 2013

Veja as 5 ferramentas de sistema escondidas no Windows (Parte 1)

O Windows é provavelmente o sistema operativo mais completo e user-friendly disponível para desktops. Todas as ferramentas nativas oferecer uma interface intuitiva e, em poucos minutos de experimentação, mesmo desconhecendo as ferramentas, o utilizador está apto a “dominar” as mesmas. 


Hoje apresentamos aos nossos leitores 5 ferramentas que provavelmente nunca usaram no Windows.

ferramentas

Como referido, o Windows “esconde” ferramentas fantásticas para gestão e monitorização dos recursos do sistema operativo. Hoje da-mos a conhecer 5 dessas ferramentas.
Antes de apresentarmos as ferramentas, é preciso saber afinal onde estão tais “perolas”. No Windows 8, podem encontrá-las em Control Panel\System and Security\Administrative Tools

Performance Monitor
A ferramenta Performance Monitor  permite a visualização gráfica da performance do sistema. Esta ferramenta funciona em tempo real, podendo assim o utilizador validar possíveis alterações do sistema que venham a alterar a performance do sistema.
performance_monitor00
Performance Monitor
Windows Memory Diagnostic
Existem muitas aplicações para validar eventuais problemas na memória RAM (ex. Memtest86).Já vos aconteceu, de um momento para o outro, a vossa máquina sem qualquer razão para tal (pensamos nós) desligar-se ou fazer um restart? Não será problema da memória RAM? Com o Windows Memory Diagnosticpodemos facilmente detectar problemas nas memória RAM.
memory

Windows Memory Diagnostic
Resource Monitor
A ferramenta Resource Monitor disponibiliza informação detalhada do uso dos recursos físicos. Podemos ver informações sobre o CPU, Memória RAM, Discos, rede, etc. Na prática é um task manager com informação mais detalhada.
resource_monitor

Resource Monitor
System Info
Para quê usar ferramentas de terceiros para saber qual o hardware da nossa máquina, quando o Windows oferece uma ferramenta bastante completa para esse efeito. Com o System Info podemos saber, ao detalhe, todo o hardware que a nossa máquina possui.
system_info

System Info
Task Shceduler
Task Shceduler (agendador de tarefas) é uma das ferramentas que mais utilizo no Windows. Com esta pequena “pérola” , o utilizador pode ter o computador a trabalhar por si…para as tarefas mais rotineiras. Podemos agendar backups, copias entre directórios numa determinada hora/data, reinicio do sistema, etc etc.
task

Task Scheduler
Estas são algumas das ferramentas que estão de certa forma escondidas no Windows mas que cumprem na perfeição os objectivos a que se destinam. Como referimos, há muitas outras que iremos dar a conhecer em próximos tutoriais. Estejam atentos e, como sempre, contamos também com as vossas sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...