Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

sábado, 8 de junho de 2013

Como configurar um backup automático de suas fotos e vídeos em seu smartphone


Quem já perdeu o smartphone por algum motivo provavelmente dividiu a sua tristeza em duas partes: a perda do aparelho em si e a de todos os arquivos que tinha armazenado nele. Em geral, fotos e vídeos se destacam e independentemente se perdemos nosso smartphone por roubo ou algum acidente, podemos configurar nossos aparelhos para guardar esses registros em um local seguro de forma automática. Veja como fazer isso:



Smartphone apps


Mesmo que armazenemos esses arquivos em um cartão SD (se você está utilizando o Android), ele também pode corromper os arquivos por qualquer motivo. É uma situação muito parecida com a que temos em nossos PCs: só percebemos a importância de termos um backup quando perdemos todos os nossos dados pela primeira vez. A vantagem é que nos dias de hoje temos tantas opções que montar um esquema simples e funcional leva apenas alguns minutos.


Fazendo o backup de nossas fotos e vídeos

Quem está acostumado a sair por aí tirando fotos de qualquer coisa que seja razoavelmente interessante está acostumado a ter uma galeria recheada de imagens no smartphone. Para muitos, mover o local das fotos para o cartão SD externo (caso você utilize algum modelo do Android) já é o suficiente, mas, não raro, esses cartões costumam corromper os dados ao serem inseridos em algum leitor.
Nesses casos é importante ter um sistema de backup automático, e dentre as várias opções disponíveis selecionamos duas famosas e extremamente funcionais: o Google+ e o Dropbox, que além de bastante simples são totalmente gratuitos. Fizemos esse artigo baseado em um smartphone Android, mas as duas opções servem tanto para o Android quanto para o iPhone ou Windows Phone, já que eles estão disponíveis para as três plataformas.

1) Dropbox
Depois de instalar e criar uma conta, basta ir até as configurações do app, selecionar a área "ENVIO DE CÂMERA" e ativar a opção. Logo abaixo podemos escolher se queremos enviar os arquivos via 3G/4G ou Wifi ou somente Wifi, que é uma opção interessante para economizarmos o consumo de banda, considerando a baixa qualidade de nossa rede aqui no Brasil.

Dropbox 01           Dropbox 02

Três observações importantes:
  • Não se preocupe com os 2 GB iniciais que o Dropbox disponibiliza. Ao ativar o recurso de envio de câmera o serviço irá automaticamente expandir o espaço disponível até atingir 5 GB, o suficiente para uma boa quantidade de fotos e vídeos
  • Ativar o envio via 3G/4G não é tão vantajoso assim devido ao alto consumo de banda. Ao selecionar a opção de envio somente via Wifi, ele automaticamente enviará os arquivos sempre que o aparelho se conectar a uma rede sem fio sem a necessidade de configurações extras
  • O envio automático serve tanto para fotos quanto para vídeos


2) Google+
Você pode não ser fã da rede social do Google, mas a não ser que o seu aparelho seja "rootado", o Google+ já virá embarcado em seu Android. Então, por que não utilizá-lo? Aliás, o Google+ oferece opções bastante sofisticadas se comparado ao Dropbox, e para acessá-las basta entrar nas configurações do aplicativo. Em seguida, selecionar a opção "Backup automático".

G Plus 01  G  Plus 02  G Plus 03

Na parte superior podemos ativar o serviço com um seletor simples, mas nas opções abaixo temos alguns controles interessantes. O primeiro deles é o "Tamanho da foto" que dá duas opções:
  • Até 5 GB de armazenamento para enviar fotos no tamanho original (5, 8 ou mesmo 13 megapixels)
  • Espaço ilimitado caso o usuário queira enviar fotos com o tamanho de 2 megapixels, feito de forma automática
A escolha de uma opção ou outra é subjetiva, afinal 5GB já é bastante espaço. Porém, nada melhor do que tirar fotos e gravar vídeos sem se preocupar se alcançamos o limite ou não, e 2 megapixels já é o suficiente para uma exibição de qualidade em qualquer monitor de alta resolução. Logo abaixo temos a mesma escolha de envio, se via rede 3G/4G/Wifi ou somente Wifi.

Observação importante:

Ao ativar a opção, somente fotos tiradas a partir de então serão enviadas. Caso queria enviar tudo de uma vez, selecione a opção "Fazer
 backup de tudo" que tudo o que está armazenado no smartphone será enviado. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...